Novo Normal

Show com Xande de Pilares: público em mesas e protocolo contra a Covid-19

Rafa Mesquita, Sambar & Love e Camisa 10 completam a lista de atrações do Bar Parador, neste sábado

Bar ocupa o espaço Parador, no Bairro do RecifeBar ocupa o espaço Parador, no Bairro do Recife - Foto: Arthur de Souza/Folha de Pernambuco

Com as mais recentes liberações do Plano de Convivência do Governo de Pernambuco, a agenda cultural do Recife vai, aos poucos, voltando a ficar movimentada novamente. Neste sábado (17), por exemplo, ocorre o primeiro grande show em espaço aberto desde que a pandemia de Covid-19, em março. Xande de Pilares, Rafa Mesquita, Sambar & Love e Camisa 10 são as atrações do Bar Parador, que abre as suas portas a partir das 15h.

A estrutura do Parador, localizada no Bairro do Recife, foi transformada em um bar temporário, com assinatura do Quintal do Picuí, tradicional bar de Boa Viagem. No local, ao longo de seis sábados, o público poderá não apenas comer e beber, mas também conferir apresentações de artistas de diferentes estilos.

Os eventos culturais estão autorizados no Recife e em outras cidades pernambucanas desde o final de setembro. Devido ao formato que adota, no entanto, o Bar Parador se enquadra no setor de atividades econômicas referente aos bares e restaurantes. O público ficará acomodado em mesas, com distanciamento e 1,5 metro entre elas e divisórias de segurança. Cada mesa é composta por quatro cadeiras, que só podem ser ocupadas por pessoas de um mesmo grupo. A venda dos ingressos, inclusive, é feita em conjunto. O Bar Parador poderá receber até mil pessoas, número que equivale a menos de 50% da capacidade da casa.

“Nossa proposta é ser uma alternativa é ser um bar itinerante, como já acontece durante o Carnaval e nos meses de verão, só que com a característica de um ambiente controlado, levando em conta os cuidados que ainda precisamos tomar neste momento”, explica Léo Cavalcanti, arquiteto responsável pelo projeto.

A recomendação dos organizadores é de que o público permaneça sentado durante as apresentações. Alimentos e bebidas devem ser solicitados via aplicativo e entregues por garçons (protegidos por luvas, máscaras e face shield) diretamente nas mesas, em embalagem lacradas e desinfectadas. Nos banheiros, as filas terão demarcações no chão para garantir a distância entre as pessoas. A utilização de máscaras é obrigatória fora das mesas. As entradas, que custam entre R$ 400 e R$ 600, estão sendo comercializadas exclusivamente online. Haverá aferição da temperatura na entrada e álcool em gel disponível.

Show

O espaço ocupado pelos artistas será um palco de pequeno porte (8x8), estabelecido no centro do Parador. Xande de Pilares é um dos que estarão por lá. O sambista carioca, de 50 anos, lançou recentemente o primeiro DVD da sua carreira solo, “Nos braços do povo”, e pretende compartilhar com o público recifense um pouco da novidade. 

Xande de Pilares Xande de Pilares (Foto: Guto Costa/Divulgação)

“Tem uma música especial nesse projeto chamada ‘Carreira Solo’, que eu estou ansioso para apresentar ao público, porque só cantei em lives. É a oportunidade que vou ter de fazer laboratório, né? Levar a música para a rua, saber realmente como o povo vai reagir”, comenta o cantor, que diz alimentar o relação forte com o povo pernambucano desde os tempos da banda Revelação.

Para Xande, poder reencontrar os fãs presencialmente, após meses de isolamento social, rende muita emoção. “É mais uma esperança, sabe? É um reforço esse reencontro, essa troca de energia”, diz. Apesar da solidão que diz ter sentido, ele também aproveitou a reclusão forçada pela pandemia para criar. “Eu sou um cara muito conectado com a música, o que é importante em qualquer momento adverso. Esse período também me ajudou a preparar coisas novas”, defende.

Veja também

Revoredo converte quarentena em lirismo com trilogia de singles
Música

Revoredo converte quarentena em lirismo com trilogia de singles

Nasce a primeira filha de Tiago Leifert e Daiana Garbin
Famosos

Nasce a primeira filha de Tiago Leifert e Daiana Garbin