celebridades

Sigourney Weaver receberá prêmio Goya internacional

A atriz americana foi três vezes indicada ao Oscar e já venceu o BAFTA e o Globo de Ouro

Atriz Sigourney Weaver Atriz Sigourney Weaver  - Foto: Ed Jones /AFP

A atriz americana Sigourney Weaver, três vezes indicada ao Oscar e que já venceu o BAFTA e o Globo de Ouro, receberá o prêmio Goya internacional pelo conjunto de sua carreira, anunciou a Academia Espanhola de Cinema.

A intérprete de 74 anos, uma das "mais queridas dos palcos e das telas em nível mundial", receberá o prêmio no sábado (10), durante a cerimônia de premiação do cinema espanhol, que este ano acontecerá em Valladolid, afirma um comunicado da instituição.

Este é o terceiro ano em que o prêmio será entregue: as duas primeiras edições foram atribuídas a Cate Blanchett e Juliette Binoche.

Weaver merece por "sua impressionante trajetória repleta de filmes inesquecíveis e nos inspirando ao criar personagens femininas independentes, complexas e fortes (...) que vão da tenente Ripley em 'Alien' até Dian Fossey em 'Nas Montanhas dos Gorilas'", destaca o comunicado.

Ao longo de quatro décadas de carreira, Weaver atuou em dezenas de filmes, de sucessos de bilheteria, como "Avatar" e "Os Caça-Fantasmas", a dramas como "O Ano em que Vivemos em Perigo" e "Tempestade de Gelo", pelo qual ganhou o Bafta. Com a comédia "Uma Secretária de Futuro", conquistou o Globo de Ouro.

Weaver, que nasceu em Nova York em 1949, venceu outro Globo de Ouro por interpretação da zoóloga Dian Fossey em "Nas Montanhas dos Gorilas".

A atriz, que trabalhou com cineastas consagrados como Woody Allen, Ridley Scott, James Cameron, Roman Polanski e David Fincher, recebeu o prêmio honorário Donostia do Festival de San Sebastián em 2016.

Veja também

Marília Mendonça é a primeira artista brasileira a ultrapassar os 10 bilhões de streams no Spotify
Música

Marília Mendonça é a primeira artista brasileira a ultrapassar os 10 bilhões de streams no Spotify

Patrimônios Vivos de Pernambuco recebem títulos de Notório Saber em Cultura da UPE

Patrimônios Vivos de Pernambuco recebem títulos de Notório Saber em Cultura da UPE

Newsletter