Famosos

"Sinto dor o dia inteiro": Luciano Szafir fala sobre recuperação e necessidade de nova cirurgia

Ator e apresentador voltou a gravar o programa 'Casa Szafir' e tem planos para voltar aos palcos

Luciano Szafir desfila com bolsa de estomia na SPFWLuciano Szafir desfila com bolsa de estomia na SPFW - Foto: Reprodução/Instagram

Luciano Szafir, de 53 anos, passou por momentos difíceis no último ano. Em junho de 2021, o ator foi diagnosticado com Covid-19 e sofreu com uma série de complicações da doença, e a perfuração de uma alça do intestino exigiu a introdução de uma bolsa de colostomia. No último mês de maio, ele retornou ao hospital para retirar a bolsa. Em junho, um novo susto exigiu que fosse internado pela terceira vez.

"Foi muito difícil quando eu passei mal e tive que voltar pro hospital agora em junho. Eu cheguei lá e tive que colocar uma sonda, passar por uma drenagem, foi muito complicado. Mas a palavra da vez para mim é 'paciência'", conta o ator com exclusividade ao Globo.

"No último ano, eu passei cerca de 70 dias internado. Não adianta eu querer retomar a saúde do dia para a noite, não adianta achar que tudo vai correr rápido. Para o que passei, acho que o meu retorno geral tem sido rápido. Estou me sentindo bem, estou me sentindo disposto".
 

Szafir revela que precisará passar por novos procedimentos cirúrgicos em breve. Uma artrose acelerada pela Covid prejudicou a ligação entre fêmur e quadril do ator.

"Eu sinto muita dor para caminhar, para agachar, até para dormir, eu acordo diversas vezes. Vou fazer uma cirurgia bastante avançada em que você coloca uma prótese de cerâmica que costuma durar de 20 a 30 anos e que vai me ajudar a voltar a caminhar sem dor e a praticar os meus esportes", conta o ator.

"Hoje em dia, pessoas com 70 e 80 anos fazem essa cirurgia. Eu estou fazendo com 53. Pretendo fazer nas duas pernas. Falta apenas meus médicos liberarem. Quero fazer uma em agosto e outra em setembro. Aí, em outubro ou novembro, quero estar fazendo todos os meus esportes. Quero voltar para o jiu-jitsu, para a caminhada, para o teatro. Sinto dor o dia inteiro, já me acostumei a sentir dor, mas ninguém merece isso".

Na última semana, Szafir voltou a gravar o programa “Casa Szafir”, exibido aos sábados na Rede VTV, afiliada do SBT na região de Campinas, Baixada Santista e Bragantina. No programa, em sua segunda temporada, o apresentador recebe convidados para passar um dia em sua casa, em Campinas, São Paulo.

"Tem sido uma delícia voltar a gravar o programa. Nunca fui um entrevistador, sempre estive do outro lado, mas tem sido muito gostoso. Sempre me interesso pela história pessoal e profissional do meu convidado. Existe um roteiro, mas quase sempre acabo saindo dele porque eu vou prestando atenção nas respostas do convidado e vão surgindo dúvidas", destaca.

"Estou descobrindo uma coisa nova e tem sido muito prazeroso. É uma proposta diferente. Normalmente, o artista vai na emissora e fica meia hora gravando um programa. Aqui, não. A pessoa chega de manhã e passa o dia inteiro comigo. Começamos no sofá da sala, depois vamos para a cozinha, depois almoçamos na beira da piscina".

Além do programa, Szafir já começa a pensar nos próximos planos como ator. Ele tem dois projetos de longas e pretende gravar em breve, além de inúmeras peças em desenvolvimento. "Estou adorando o programa, mas minha grande paixão é o teatro. Pretendo voltar com tudo no ano que vem. Quero estar sempre em cartaz. Quero fazer pelo menos duas peças por ano — revela. — Estou muito feliz que estou conseguindo dar conta do recado. Estou cansado? Claro que estou, não está fácil, mas estou feliz.

Veja também

Pode treino de força na gravidez? Leandra Leal pratica exercícios com 4 meses; entenda os limites
exercícios

Pode treino de força na gravidez? Leandra Leal pratica exercícios com 4 meses; entenda os limites

Em meio a disputa com gravadora de Michael Jackson, saiba como vivem hoje os filhos do cantor
famosos

Em meio a disputa com gravadora de Michael Jackson, saiba como vivem hoje os filhos do cantor

Newsletter