Artesanato

Site traz mapeamento de artesãs têxteis em Pernambuco

Segunda edição da pesquisa Mulheres Que Tecem Pernambuco focou nas cidades de Passira e Macaparana

Pesquisa Mulheres Que Tecem Pernambuco será lançado com debate virtualPesquisa Mulheres Que Tecem Pernambuco será lançado com debate virtual - Foto: Laura Melo/Divulgação

Para marcar o lançamento do site da segunda edição da pesquisa cultural Mulheres Que Tecem Pernambuco, serão realizado dois debates virtuais. As conversas ocorrem através do canal do projeto no YouTube, nesta quarta-feira (2) e na sexta-feira (4), sempre às 15h.

Financiada pelo Funcultura, a pesquisa tem como proposta registrar, por meio de texto, foto e vídeo, a produção e as histórias de artesãs que trabalham com técnicas como bordado e crochê em Pernambuco. Nesta nova leva de entrevistas, foram mapeados os municípios de Macaparana, na Zona da Mata Norte, e de Passira, no Agreste. 

A primeira live de lançamento, na quarta, traz um bate-papo com a equipe que participou da equipe, formada por Laura Melo (fotógrafa e videomaker), Clarissa Machado (artista visual e pesquisadora), Lucyana Azevedo (pesquisadora), Rose Lima (produtora executiva), Laura Morgado (designer), Célia Menezes (webdesigner) e Clara Nogueira, também idealizadora do projeto realizado pela Linhas de Fuga e Experimento Produções. 

Para a pesquisa, foram ouvidas 13 mulheres, que contam suas histórias em primeira pessoa. Duas delas, D. Lúcia Firmino (Passira) e Katia Milene (Macaparana), participam do encontro virtual na sexta-feira, com mediação de Clara Nogueira. 

Veja também

Bate-papo sobre bastidores do JGE + peça online no penúltimo dia do festival , esta quarta (27)
JGE

Bate-papo sobre bastidores do JGE + peça online no penúltimo dia do festival , esta quarta (27)

Jane Fonda receberá prêmio honorário do Globo de Ouro por seu ativismo social
Prêmio

Jane Fonda receberá prêmio honorário do Globo de Ouro por seu ativismo social