Sítio Trindade recebe a 17ª Exposição Culinária Afro-brasileira nesta quarta-feira
Evento será gratuito e distribuirá seis mil itens para degustação de pratos sagrados das divindades africanas
Leia também
• Cachaçaria Pitú lança bebidas com caju e banana prontas para consumo ou para drinques
• Parla Deli lança cardápio especial de comida junina, no Recife; confira opções
O sagrado junino e gastronômico de matriz africana será celebrado nesta quarta-feira (18), no Sítio Trindade, Zona Norte do Recife, durante a 17ª Exposição Culinária Afro-brasileira.
O evento será gratuito, com 10 expositores, além da presença de 20 músicos, 25 sacerdotes e sarcedotisas, e oferta de seis mil itens para degustação do público.
Rituais
“Este ano, teremos a comida sagrada de todas as divindades africanas das Tradições Ẹ̀gbá fincadas no Brasil. É uma celebração muito importante: além de ser a mais antiga em todo o estado, promove o diálogo de paz e respeito entre diferentes tradições e sagrados”, celebra Mãe Elza.
“Teremos azeite de dendê para Ẹ̀ṣù, mel para Òṣàlá, milho e canjica para os devotos de São João: festa para todos os gostos!”, celebra a sacerdotisa e produtora cultural Mãe Elza de Yemojá, organizadora da exposição.
A programação começa com música, com sirè para as divindades Òrìṣà, Nkise e Vodun, das tradições fincadas Nàgó, Ketu, Angola e Jeje.
Depois dos cânticos a Ẹ̀ṢÙ, terá início a degustação de preparos e pratos, distribuídos gratuitamente pelos expositores.
“Além da fundamental importância na manutenção das tradições culturais, as comidas litúrgicas no candomblé também funcionam como formas de integração entre homens e deuses e entre os homens e seus iguais, servindo como elo de socialização para as comunidades e também como conexão entre a natureza e seus mistérios, sua energia e os seres intangíveis: uma emanação do axé! Nos terreiros, tudo come. E não tem festa no candomblé sem comida”, explica a pesquisadora Carmem Lélis, da Prefeitura do Recife.
PROGRAMAÇÃO
18h - Apresentação Cultural
19h - Celebração ancestral e início do Sirè
Àdúrà(reza), Orin(cânticos) Òrìsà, Vodun, Nkise
Cânticos à Divindade ÈṢÙ
19h30 - Início da Degustação - Continuação do ṢIRÈ (cânticos) - Grande Roda
20h - Entrega da Comenda “Gente que realiza”
20h30 - Celebração à Divindade Ṣángó
21h - Entrega do Prêmio - Ìyábàsé 2025
23h - Término do Ṣirè
SERVIÇO
17ª edição da Exposição Culinária Afro-brasileira
Quando: 18 de junho, a partir das 18h
Onde: Sítio Trindade, na Estrada do Arraial, Casa Amarela
Entrada franca

