Spike Lee dirige clipe da The Killers que critica muro de Trump

A banda The Killers lançou na noite desta segunda (14) o clipe de sua nova música, 'Land of The Free'

Spike LeeSpike Lee - Foto: Reprodução/Instagram

A banda The Killers lançou na noite desta segunda (14) o clipe de sua nova música, "Land of The Free". O vídeo, um curta documental que tem direção do cineasta Spike Lee, acompanha a movimentação de migrantes hispânicos e seus embates com a polícia anti-imigração na fronteira do México com os Estados Unidos. Há ali uma clara crítica ao muro que Donald Trump quer construir na divisa entre os dois países e que é motivo de uma queda de braço com os Democratas. 

O diretor, que concorre na temporada de premiações com o politizado "Infiltrado na Klan", é um notório opositor do presidente republicano, a quem ele nunca chama pelo nome e a quem prefere se referir como "filho da puta". Engajada, a canção dos Killers faz menção explícita à crise migratória e à controversa forma como Trump pretende abordar a questão.

Dizem os versos: "Na fronteira/ Vão erguer um muro/ Com vigas de aço e concreto/ Alto o suficiente para manter aquelas mãos imundas longe das nossas esperanças e dos nossos sonhos/ Pessoas que só querem o mesmo que nós". Spike Lee passou algumas semanas no fim do ano passado acompanhando famílias de imigrantes nos  acampamentos próximos à fronteira. Há cenas de crianças brincando com "piñatas", de sujeitos lendo a Bíblia e, sobretudo, de confrontos com os agentes de segurança do lado americano da divisa. Leia também:
Lady Gaga se desculpa por fazer música com R. Kelly
Susan Boyle reaparece em competição musical após nove anos
Elton John será tema de filme que coroa era de ouro das cinebiografias musicais
Aos 56 anos, Tom Cruise anuncia mais dois filmes da série 'Missão Impossível'
Crítica: Direção trava o filme 'Máquinas Mortais'

Expressão que dá título à música, "land of the free" (algo como "terra dos homens livres" ou "terra da liberdade") é um epíteto comum aos Estados Unidos. Em uma rede social, o vocalista Brandon Flowers disse que vê a si e a sua família nos "rostos dessas pessoas vulneráveis". "Não faz muito tempo que minha avó e sua família migraram da Lituânia para escapar da opressão nos Estados Unidos".

A canção é o primeiro trabalho inédito da banda The Killers desde 2017, quando o grupo lançou o álbum "Wonderful, Wonderful". O muro que Trump quer construir na fronteira com o México, para o qual exige uma soma de US$ 5,7 bilhões e que os adversários se recusam a liberar, provocou uma paralisação nos serviços do governo federal americano que já dura mais de 20 dias.

Assista ao clipe:

Veja também

João Pessoa: como chegar e o que fazer nesta cidade que é uma delícia
Folha Turismo

João Pessoa: como chegar e o que fazer nesta cidade que é uma delícia

Primeira festa do BBB 21 tem discussão de Kerline e Lucas, e Carla Diaz lembrando 'O Clone'
BBB 21

Primeira festa do BBB 21 tem discussão de Kerline e Lucas, e Carla Diaz lembrando 'O Clone'