Podcast

Spotify estreia podcast sobre relacionamentos com Roberta Martinelli e Sarah Oliveira

O programa "Nós" traz depoimentos reais carregados de muita emoção em 24 episódios

Roberta Martinelli e Sarah Oliveira apresentam o podcast "Nós"Roberta Martinelli e Sarah Oliveira apresentam o podcast "Nós" - Foto: Nadja Kouchi/Divulgação

Os trabalhos com rádio e TV ao longo das duas últimas décadas colocaram as comunicadoras Roberta Martinelli e Sarah Oliveira em contato direto com as mais diferentes histórias. Relatos extremamente pessoais vindos do público sempre chegaram até as apresentadoras, que agora mergulham juntas nesse material em um novo projeto. 

“Nós”, podcast original do Spotify apresentado pela dupla, estreia nesta segunda-feira (10). São 24 episódios semanais, que vão ao ar toda segunda-feira, com acesso gratuito. A série aborda os relacionamentos interpessoais e, a cada capítulo, apresenta uma nova história real marcada pela conexão entre duas pessoas, seja pai e filha, professor e aluno ou marido e esposa. 

São os próprios protagonistas destas histórias que narram suas trajetórias afetivas.  É um chororô nosso do começo ao fim. Eu entrevisto uma pessoa e a Roberta ouve o outro lado. Depois, nós duas nos encontramos num estúdio, ouvimos tudo e temos um momento de reflexão. Há um desgaste emocional muito grande para a gente, mas é lindo fazer isso”, afirma Sarah. “É muito forte fazer um podcast falando sobre esse assunto em um momento em que as pessoas estão isoladas em suas casas”, complementa Roberta.

Por causa da pandemia, os encontros com os personagens não puderam ocorrer de forma presencial. Mesmo as apresentadoras tiveram que gravar em estúdio separadas por uma parede de vidro. O distanciamento necessário como precaução sanitária, no entanto, não diminuiu a carga emocional do programa. 

“As pessoas querem contar suas histórias. Acho que existe um desejo de se conectar com o outro através da sua própria trajetória", aponta Sarah. “E a gente se identifica também. Elas querem falar e nós queremos ouvi-las. Acabamos nos colocando em determinadas situações, porque há muita empatia nesse momento”, avalia Roberta. 

O nascimento do podcast envolveu um extenso processo de quase um ano, entre pesquisa, formatação, criação dos roteiros e escolha dos relatos que seriam utilizados. Segundo as comunicadoras, novas sugestões de histórias não param de chegar. “Temos uma equipe que vai em busca desses relatos e, no final de cada episódio, ainda pedimos mais. Então, é algo que vai sendo alimentado”, comenta Roberta. 

Tanto Sarah como Roberta têm suas carreiras profissionais muito atreladas à música. Esse universo não deixa de estar presente nesse novo trabalho. Para cada episódio as apresentadoras criam uma playlist com canções relacionadas à história contada. Além disso, a cantora e compositora Mahmundi regravou a música “O seu olhar”, de Arnaldo Antunes e Paulo Tatit, especialmente para a trilha sonora da série. “A música vai sempre permear a gente, não tem como fugir disso. É engraçado, porque naturalmente as pessoas falam que tem uma música que lembra a história delas, sem nem a gente perguntar”, conta Sarah. 

Um podcast sobre relacionamentos só poderia mesmo ser apresentado por duas amigas de longa data. Sarah e Roberta finalmente atendem ao pedido dos seus ouvintes e telespectadores, que vez ou outra cobravam por um projeto em parceria. “Esse programa só é possível porque nós fazemos juntas. Temos uma intimidade e uma sintonia absurdas. A gente lê os mesmos livros, ouve as mesmas músicas, tem um repertório muito parecido e sempre foi assim”, diz. “Nós” conta com produção da Trovão Mídia e roteiro de Silvia Gomez e Giovana Madalosso. 

Veja também

Luana Piovani fica descalça e bate sapatos em protesto após audiência com Pedro Scooby
Luana Piovani

Luana Piovani fica descalça e bate sapatos em protesto após audiência com Pedro Scooby

Marina Ruy Barbosa abre álbum de fotos de viagem à Coreia do Sul com noivo e pais
Marina Ruy Barbosa

Marina Ruy Barbosa abre álbum de fotos de viagem à Coreia do Sul com noivo e pais