Streaming

Spotify vai remover músicas de Neil Young após o roqueiro dar ultimato: ele ou negacionista

O cantor exigiu que suas músicas sejam retiradas do Spotify por causa das informações falsas espalhadas no podcast original da plataforma Joe Rogan Experience

Cantor Neil Young (L) se apresentando na cidade de Quebec em 7 de julho de 2018 Neil durante o Festival d'Ete de 2018; e Joe Rogan falando na pesagem cerimonial do UFC 269 no MGM Grand Garden Arena em 10 de dezembro de 2021, em Las Vegas, Nevada. Cantor Neil Young (L) se apresentando na cidade de Quebec em 7 de julho de 2018 Neil durante o Festival d'Ete de 2018; e Joe Rogan falando na pesagem cerimonial do UFC 269 no MGM Grand Garden Arena em 10 de dezembro de 2021, em Las Vegas, Nevada.  - Foto: Alice Chiche, Carmen Mandato / AFP / GETTY IMAGES NORTH AMERICA

O Spotify confirmou nesta quarta-feira (26) que começou a remover as músicas de Neil Young do serviço de streaming, dois dias depois que o roqueiro postou uma carta pública pedindo ao Spotify para escolher entre ele e Joe Rogan, o apresentador de podcast que foi acusado de espalhar desinformação sobre o coronavírus e vacinas.

Em carta à gravadora e empresários, Neil Young exigiu que suas músicas sejam retiradas do Spotify por causa das informações falsas espalhadas no podcast original da plataforma Joe Rogan Experience. "Eles podem ter Young ou Rogan. Não os dois", escreveu o músico.

O documento, publicado no site de Neil Young e depois retirado, dizia: "Estou fazendo isso porque o Spotify está espalhando informações falsas sobre vacinas – potencialmente causando a morte daqueles que acreditam na desinformação espalhada por eles. Por favor, aja imediatamente hoje e me mantenha informado sobre o cronograma."

The Joe Rogan Experience é o podcast mais popular do Spotify e um dos maiores do mundo, tendo seu formato de entrevista copiado em diversos países. Em 2020, Rogan assinou um contrato de exclusividade de US$ 100 milhões com a empresa.

“Com uma estimativa de 11 milhões de ouvintes por episódio, o Joe Rogan Experience, hospedado exclusivamente no Spotify, é o maior podcast do mundo e tem uma influência tremenda. O Spotify tem a responsabilidade de mitigar a disseminação de desinformação em sua plataforma, embora a empresa atualmente não tenha uma política de desinformação. Quero que vocês informem o Spotify imediatamente HOJE que quero todas as minhas músicas fora de sua plataforma … Eles podem ter Rogan ou Young. Não os dois”, escreveu o músico, que tem 6 milhões de ouvintes mensais.

Frank Gironda, empresário de Young, confirmou a história ao "The Daily Beast": "É algo que é realmente importante para Neil. Ele está muito chateado… ”

Recentemente, 270 médicos, cientistas e profissionais de saúde assinaram uma carta aberta solicitando que o Spotify implementasse uma política para lidar com desinformação por causa do “histórico de desinformação de Rogan, particularmente em relação à pandemia de Covid-19”.

Veja também

Ave Sangria celebra Paulo Rafael em show no Teatro do Parque
Música

Ave Sangria celebra Paulo Rafael em show no Teatro do Parque

Morre, aos 73 anos, o rabequeiro de Aliança, Mestre Luiz Paixão
Luto

Morre, aos 73 anos, o rabequeiro de Aliança, Mestre Luiz Paixão