Sra. Tomilho, muito prazer!

Apesar do tomilho não ser uma erva de uso constante, comparada com o coentro, na culinária do Nordeste Brasileiro, é interessante conhecermos e tentarmos saborear e aproveitar o potencial dessa senhora erva.

TomilhoTomilho - Foto: Pixabay

Eu e minha mãe, Maria Martins Teixeira, estávamos conversando sobre plantas, principalmente ervas. Aí ela me perguntou as que eu tinha ou não no meu jardim. Eu falei: - Eu não tenho tomilho, e a salsa sempre morre. Ela comentou que não conhecia tomilho. Respondi: - Mãe, eu também não. Mas iremos nos conhecer para que eu possa escrever sobre a senhora Tomilho.

Apesar de ser uma erva usada para embalsamar no antigo Egito, ela não é uma erva de uso constante, comparada com o coentro, na culinária do Nordeste Brasileiro (confirmei esta informação com Nicole Albuquerque) e nem também na culinário do Sul. Ela é mais usada no Sudeste do Brasil (informação reforçada com Tiago Franca).

Como continuação da criação da nossa pequena horta na coluna Holística Vida Verde, seja em casa ou apartamento, as sugestões de Anamaria Pereira sobre o preparo do solo e o do plantio com alecrim, também serão úteis no plantio da Sra. Tomilho.

SUGESTÃO DE LEITURA:
Plantas – filhas de Gaia
Alegria na vida - alecrim

Tiago Franca retornou o meu questionamento sobre a Sra. Tomilho, e fez a mediação na apresentação:
“Muitas vezes quando vamos ao mercado ou uma mercearia, nos deparamos com aquela secção de temperos onde encontramos várias ervas penduradas, algumas comuns, tão comuns que já nos habituamos a usar no dia a dia, outras com nomes estranhos, alguns usados para temperos, outros para chá, outros para dar apenas 'aquele' gostinho.

E no uso contínuo uma planta conhecida chamada tomilho passa despercebida, ou muitas vezes usada em casa, mas sem o conhecimento profundo de seus benefícios, apenas vista como um temperinho simples que dá um sabor diferente na comida – Mas será só isso mesmo? Vamos conhecer melhor.

O tomilho é um arbusto pequeno que se plantado nasce até de maneira fácil, sendo aromática. Além do sabor especial, ela pode promover cura em muitos aspectos relacionados a garganta, ouvido e pulmões, quando usados de maneira solitária ou em combinação com outros tipos de ervas .

Dentre as principais doenças que o tomilho ajuda a combater são: a tosse, a bronquite, a anemia, reduz a acidez no estômago e a formação de gases. O componente principal ou princípio ativo conhecido se chama timol, e tem propriedades antissépticas. Na indústria é usado como componente do creme dental, extraído por meio do óleo essencial, protegendo as gengivas e espaços entre os dentes de inflamações provenientes de bactérias. Assim com essa gama de benéficos porque não usar na forma de chá?

Para garganta seja rouquidão , inflamação da garganta ou uma bronquite o uso de chá de tomilho combinado com outras plantas ajuda a combater as principais infecções.

Mas o uso prolongado assim como aquela lógica que diz 'tudo em excesso faz mal' a regra se aplica. O tomilho é ótimo em curtos tratamentos, mas ao se abusar por longos períodos, após a cura do problema em si, pode causar problemas digestivos, lembrando que o tomilho engrossa o sangue, assim se tiver problemas com veias sanguíneas entupidas não é recomendado o abuso dessa especiaria.”

Concluo que paralelamente pesquisei sobre a Sra. Tomilho. Descobri que além da alta concentração de ferro (bom para anemia, citada por Tiago), ela também é rica em vitamina B6, que esta ligada ao hormônio do estresse, assim melhorando o humor e alivia o estresse, a depressão e é até uma coadjuvante no tratamento da doença de Alzheimer. Tanto quanto é rica em vitamina A que ajuda a prevenir cataratas e outras degenerações maculares relacionadas a idade (DNRI) (apesar de não conhecer também essa erva, o Médico Oftalmologista Justo Mota confirmou que os componentes químicos apresentados favorece a visão para redução da DNRI). Mas Justo Mota, também no auxílio à pesquisa, pediu para enfatizar que mulheres grávidas e lactantes devem evitar ou questionar aos médicos antes de usar.

Sra. Tomilho, tenha certeza que logo você desabrochará suas flores no meu jardim, assim como fará parte da minha mesa com seu aroma e seu sabor. Muito prazer em conhecê-la.

Profissionais que contribuiram com o artigo ao responder perguntas sobre o tema (mais uma vez agradeço):

Anamaria Pereira – Agrônoma e Doutora em Horticultura – Petrolina-PE. Contato: (87) 99925.1890 (Tim e WhatsApp) – E-mail: [email protected]

Justo Mota - Médico Oftalmologista - HVISÃO - Hospital da Visão de Pernambuco - Av. Gov. Agamenon Magalhães, 4779 - Ilha do Leite, Recife-PE. Contato: (81) 3117.9090.

Nicole Albuquerque - Empresária - Restaurante Peixe na Telha - R. Piscinas Naturais, 103 - Porto de Galinhas, Ipojuca-PE. Contato: (81) 3552.1323. Site: peixenatelha.com.br.

Tiago Franca – Técnico Ambiental e Gestor Administrativo – Chapecó-SC. Contatos: (49) 99988.8301 (Tim e WhatsApp) – E-mail: [email protected].

* Mariomar Teixeira - Numeróloga & Consultora: de Feng Shui, de 4 Pilares e de Zi Wei Dou Shu. Contatos: (81) 99807.4568 - Tim e WhatsApp / (81) 99100.9617 (Claro) – E-mail: [email protected]

Formada em Secretariado na UFPE com mestrado em Extensão Rural e Desenvolvimento Local na UFRPE. Filha, esposa e mãe. Ama ler, estudar, tricotar e cozinhar. Dedica-se aos estudos de metafísica desde 1980, principalmente Numerologia. Em 1993, além de assumir um concurso público federal, também o trabalho como numeróloga é reconhecido. Colunista da Folha de Pernambuco de 1998 a 2005, coluna Numerologia. No mesmo período foi colunista da Revista Club com as colunas: Holística e Lançamento de livros. Professora e Consultora de Feng Shui desde 1997.

* A Folha de Pernambuco não se responsabiliza pelo conteúdo das colunas.

Veja também

Rua do Bom Jesus, no Recife, está entre as mais lindas do mundo
Roberta Jungmann

Rua do Bom Jesus, no Recife, está entre as mais lindas do mundo

Vaquinha virtual pede doações para cirurgia do baterista Hugo Carranca
Solidariedade

Vaquinha virtual pede doações para cirurgia do baterista Hugo Carranca