Cultura+

Start up recifense cria banco de dados musical para a Sony

Brazyle, produzida por Daccord Music Software junto a UFPE e Porto Digital, é lançada nesta terça-feira (8)

Giordano Cabra, da Daccord Music Software Giordano Cabra, da Daccord Music Software  - Foto: Brenda Alcântara

Ferramentas de inteligência artificial (IA) não são exatamente novidade para os amantes de ficção científica. Desde os anos 1950 e 1960, escritores como Arthur C. Clarke e Ray Bradbury já imaginavam soluções inteligentes e automatizadas que facilitassem a vida do ser humano. Foi nos últimos 20 anos, então, que tal tecnologia se tornou acessível ao público em geral, entrando também em comércio. E agora, as IAs servem para propósitos tão variados como, por exemplo, compor canções.

Esta é a principal função do FlowMachine, plataforma desenvolvida pelo departamento de tecnologia da Sony, que permite a criação de novas músicas a partir de uma imensa base de dados com os mais variados ritmos e estilos musicais. Para a criação do banco de música brasileira, denominado Brazyle, a escolhida foi a start up recifense Daccord Music Software, do Porto Digital.

O lançamento do Brazyle será feito nesta terça-feira (8), em evento especial no espaço Portomídia (rua Barão Rodrigues Mendes, 52, Recife Antigo). Haverá jam session de músicos locais e entrega do título de Doutor Honoris Causa da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) ao francês François Pacet, diretor da Sony Computer Science Lab, em Paris.

“A ferramenta é um complemento à criação, é uma forma de auxiliar os músicos. Por exemplo, por mais que você conheça determinados gêneros e ritmos musicais, o algoritmo do Brazyle vai te ajudar a entender melhor como ele funciona. Você pegar um som básico de samba e, a partir daí, criar novas canções ou até mesmo transformar essa base em outras composições, reorganizando os arranjos”, explica o professor e pesquisador Giordano Cabral, um dos parceiros da empresa.

O trabalho do conjunto consistiu na gravação e catalogação do material básico dos diferentes ritmos da música brasileira, incluindo samba, MPB, forró, baião e rock, entre outros. O processo de gravação contou com a participação de músicos pernambucanos, como o cantor Geraldo Maia. Além das próprias músicas, o banco de dados é alimentado com partituras e outras noções de teoria musical.

Case de sucesso

A ferramenta FlowMachine ganhou notoriedade no final do ano passado, quando foi divulgada a primeira música composta com o auxílio da inteligência artificial. Na ocasião, a máquina foi alimentada com cerca de 50 canções dos Beatles e, a partir daí, tratou do processo de composição de letra e música, em conjunto com o compositor francês Benoît Carré.

Giordano Cabral adianta à Folha de Pernambuco que mais composições como essas já estão sendo feitas ao redor do mundo. As obras serão reunidas em compilações que devem chegar às lojas e serviços de streaming ainda neste ano. “Nossa intenção é tornar esta tecnologia acessível para o público, para que os músicos tenham esse novo auxílio tecnológico. Já é algo que acontece, as empresas de tecnologia estão investindo em inteligência artificial”, afirma o pesquisador.

Formada há quase 15 anos, a Daccord se especializou no desenvolvimento e revenda de softwares que auxiliam o trabalho dos músicos, sendo uma das start ups de maior destaque na área.

Veja também

Participante do Big Brother Argentina recebe diagnóstico de leucemia dentro do programa
CÂNCER

Participante do Big Brother Argentina recebe diagnóstico de leucemia dentro do programa

Orquestra Sinfônica do Recife celebra povos de língua alemã
INSTRUMENTAL

Orquestra Sinfônica do Recife celebra povos de língua alemã

Newsletter