Sugestões geeks para celebrar o Dia da Toalha

O Dia do Orgulho Nerd pede maratona, confira as sugestões para você comemorar o seu lado mais geek

Dia do Orgulho NerdDia do Orgulho Nerd - Foto: Reprodução/Intenet

Neste 25 de maio se comemora o Dia do Orgulho Nerd, também apelidado de Dia da Toalha, uma referência ao clássico da literatura moderna "Guia do Mochileiro das Galáxias". O dia é uma grande celebração da cultura geek, com promoções, eventos e maratonas de séries e filmes que fazem a alegria de quem tem um pé nesse mundo de ficções e aventuras.

Originalmente comemorado em homenagem ao escritor Douglas Adams, criador do Guia, a data é comemorada mundialmente. A referência da toalha se dá ao fato de que no livro esse item é um dos mais preciosos e importantes para quem quer se aventurar em uma jornada ao desconhecido. Então segura a sua e vem conferir nossas dicas para este dia!

Bate-papo ao vivo e em cores

Para aproveitar a celebração algumas comunidades e páginas geeks recifenses criaram eventos com personalidades interessantes, concursos de cosplayers e conversas sobre as maiores novidades do cinema, Netflix, TV e games.

No Shopping Tacaruna, no bairro de Santo Amaro, área central do Recife, um evento que começa esta quinta e vai até domingo (28) está montado para surpreender os fãs da cultura geek. Entre os convidados especiais, estão o dublador Jorge Vasconcelos, voz de ninguém menos que Severo Snape, da série Harry Potter, e do Macaco Louco, das Meninas Superpoderosas; e Isaac Barnavid, voz de Wolverine por 23 anos. O evento também conta com palestras, desfiles e venda de action figures. Os ingressos para a área mais exclusiva custam R$ 25; os participantes também podem levar doações para o asilo Cristo Redentor, localizado em Jaboatao dos Guararapes e que será ajudado pelo evento.

A Livraria Cultura do Shopping RioMar, na Zona Sul do Recife, oferece um fm de semana de eventos gratuitos para os geeks locais. Nesta segunda edição, o evento tem conversas com produtores de conteúdo locais, como a youtuber Rayanne Menezes e o pessoal da Sétima Cabine. Os papos vão abordar temas como séries marcantes, filmes mais esperados e o papel da mulher no cinema.


Para combinar com a pipoca

Maratonas de alguns clássicos são uma boa pedida para o dia - feche as cortinas, coloque a pipoca no fogo e embarque nessas aventuras.

Para os curtidores do clima de aventura moderna, há os inúmeros filmes do homem morcego. Desde 1966, com uma versão bem diferente da que conhecemos hoje, ao querido e eterno Cavaleiro das Trevas com um dos vilões mais loucos do cinema, até o inquietante Batman vs Superman (outra ótima escolha para maratonas) do ano passado, que dividiu opiniões colocando os grandes heróis dos quadrinhos frente a frente.

Para ficção científica, as histórias são muitas, que variam em sua história, qualidade de imagem e loucura no script. Entres as sagas galácticas, Star Wars, uma ópera que precisa estar carimbada na carteirinha de todo nerd que se preze; Star Treck, com a saudação de mão oficial dos geeks de nascença; e Alien, que você pode conferir a última novidade ainda em algumas salas de cinema.

Comece hoje e deixe a vida social em Off

Séries são os torturadores queridinhos de todo geek, aqueles episódios maravilhosos que te deixam sete dias esperando pela resolução do gancho anterior, e o hiato que faz você contar os dias no calendário enquanto as manhãs passam vagarosamente? Pra ajudar nos sintomas, ou não... se liga nas nossas dicas:

Há aquelas que são tão incríveis que ganharam um remake ou até mesmo uma segunda edição anos depois. Doctor Who, que teve apenas o número recorde de 26 temporadas em sua primeira fase (1963-1989), conta a história de um homem que viaja no tempo resolvendo problemas ao longo da história. Star Trek é também um grande marco para a cultura, contando as viagens da Enterprise pelo espaço - a primeira edição foi até 1969 e a segunda, com nove temporada estava no ar até 2005.

Chame a galera e carregue os controles

Nem só de observação vive o jovem nerd (com o perdão da piada). Os games também são parte fundamental para quem está nesse ambiente de inovações tecnológicas. Para os nostálgicos sopradores de fita ou modernos jogadores de VR, o mundo se torna um local muito mais interessante com as possibilidades de soltar bolas de fogo ou lutar com aliens em uma nave atacada. Hora de definir o player um e press start.

Razão de tardes jogadas no sofá entrando e saindo dos canos verdes, Mario, o italiano mais querido dos games, não poderia ficar de fora. O encanador com missão de salvar a princesa está estampado em roupas, celulares e acessórios ao redor do mundo. Entre os queridinhos de infância, também estão Pac-man e a Lenda de Zelda.

Os amantes de gráficos que beiram a realidade vivem uma fase de glórias com a evolução de jogos como que seguem a linha do querido GTA, como Watch Dogs, Far Cry e Sleeping Dogs. Os construtores de plantão preferem se aventurar contra os creepers de Minecraf, o jogo que revolucionou o modo sand box na criação com blocos virtuais.

Veja também

Tiago Leifert celebra 'participantes abertos ao jogo' e projeta melhor edição
Reality Show

Tiago Leifert celebra 'participantes abertos ao jogo' e projeta melhor edição

Olhe Pro Céu é o novo single de Severino Ayres
Música

Olhe Pro Céu é o novo single de Severino Ayres