Estado de saúde

Susana Naspolini está em estado grave ao enfrentar seu sexto câncer: entenda histórico da repórter

Jornalista foi diagnosticada primeiro com linfoma de Hodgkin, depois passou por tratamentos contra câncer na mama e na tireoide, atualmente com metástase nos ossos

Susana Naspolini, jornalistaSusana Naspolini, jornalista - Foto: Reprodução/Instagram

Internada no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, há uma semana, a jornalista Susana Naspolini, de 49 anos, enfrenta um dos momentos mais críticos durante o seu sexto tratamento contra o câncer. Nesta sexta-feira (21), a filha da repórter da TV Globo, Julia, postou um relato emocionado em vídeo, pedindo orações e informando que o estado de saúde da mãe é gravíssimo.

"Eu sou a Julia, filha da Susana, a gente está aqui em São Paulo. Ela está internada há uma semana aqui em São Paulo. Ela já vinha de umas internações do Rio. Acabei de conversar com o médico dela. Ele disse que o estado dela é muito, muito grave, gravíssimo. Ela estava com metástase no osso da bacia, tinha se espalhado pela medula óssea desde julho, então ela vem com uma quimioterapia mais forte, que foi o que a fez perder o cabelo", informou Julia, em vídeo. A jovem, de 16 anos, é filha de Susana com o narrador esportivo Maurício Torres, que morreu em 2014, aos 43 anos, quando passou mal durante um voo do Rio para São Paulo, após sofrer uma arritmia cardíaca, agravada com a por uma infecção.

Primeiro diagnóstico aos 18 anos
O primeiro diagnóstico de câncer de Susana, aos 18 anos, foi um linfoma de Hodgkin.
Aos 37, em 2010, quando já fazia parte do Grupo Globo (onde está desde 2002), ela foi diagnosticada com um tumor maligno na mama e, logo em seguida, com um câncer na tireoide. Na época, ela já apresentava o quadro "RJ Móvel", no RJ1 TV Globo do Rio, no qual começou em 2008.

Sua atuação ficou marcada pela ida a bairros e municípios da região metropolitana do Rio para apontar problemas locais e cobrar das autoridades responsáveis, sempre com um calendário em punho, para marcar a data de retorno e atestar se o problema foi solucionado. Seu improviso e abordagens bem-humoradas a transformaram numa das repórteres mais populares do telejornal, o que também levava uma multidão de fãs a se solidarizar com ela a cada necessidade de novo tratamento.

Em 2016, Susana enfrentou mais uma vez outro câncer de mama, que em 2020 evoluiu para uma metástase nos ossos. Após se tratar com quimioterapia oral, ela informou ter melhorado. Em março deste ano, contudo, ela informou em seu perfil no Instagram que o tratamento não obtivera o resultado esperado e ela teria que passar a uma quimioterapia venosa. Recentemente, ela raspou os cabelos, mesmo utilizando uma touca especial para evitar a queda dos cabelos decorrente das sessões de quimio.

Em entrevista, Susana comentou que o tratamento com a quimio venosa não tem prazo nem número de sessões definidas para terminar. A cada três dias, um exame que identifica alterações nas células chamado PET-Scan indicava a necessidade de alguma adaptação no tratamento. Em 2019, a repórter lançou o livro "Eu escolho ser feliz", uma autobiografia que enfatiza sua luta contra o câncer e o otimismo que diz ser seu motor de superação para seguir em frente.

Veja também

Participante do Big Brother Argentina recebe diagnóstico de leucemia dentro do programa
CÂNCER

Participante do Big Brother Argentina recebe diagnóstico de leucemia dentro do programa

Orquestra Sinfônica do Recife celebra povos de língua alemã
INSTRUMENTAL

Orquestra Sinfônica do Recife celebra povos de língua alemã

Newsletter