A-A+

Suspensão de nomeação no Iphan expõe racha entre ministro e secretário Roberto Alvim

Alvim tem proposto nomeações polêmicas, como a do presidente da Fundação Palmares, Sérgio Camargo

Secretario Especial de Cultura, Roberto AlvimSecretario Especial de Cultura, Roberto Alvim - Foto: NELSON ALMEIDA / AFP

A suspensão da nomeação da arquiteta Luciana Rocha Féres, um dia após publicação no Diário Oficial da União de que ela assumiria a presidência do Iphan, expõe um racha entre o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, e o recém-nomeado secretário da Cultura, Roberto Alvim.

Segundo servidores do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, a nomeação de Féres foi bem avaliada dentro do órgão. Ela tem currículo que, eles julgam, a capacitava para a presidência.

A arquiteta e urbanista é professora e consultora na área de patrimônio cultural, e está fazendo seu doutorado em ambiente construído e patrimônio sustentável na Universidade Federal de Minas Gerais.

Leia também:
Alvim diz a produtores de teatro que teto na Rouanet subirá para R$ 10 mi
Roberto Alvim não terá de pagar indenização por ataques a Fernanda Montenegro, diz Justiça


Também foi diretora do Conjunto Moderno da Pampulha, em Belo Horizonte, de 2013 a 2016, e gerente de cultura do Sesc Minas Gerais.

Alvim tem proposto nomeações polêmicas, como a do presidente da Fundação Palmares, Sérgio Camargo, que deu declarações consideradas racistas pelo movimento negro. Também escolheu para a Funarte, a Fundação Nacional de Artes, o nome do músico Dante Mantovani, que já afirmou que o fascismo é de esquerda, disse que fake news é um conceito globalista para impor a vontade da imprensa e chama a Unesco de "máquina de propaganda em favor da pedofilia".

O nome que seria o favorito de Alvim para a presidência do Iphan é de Olav Schrader, formado em relações internacionais e ligado à Associação de Moradores de São Cristóvão, no Rio de Janeiro. Há menções a seu nome em eventos pró-monarquia no país.

Veja também

Aprenda como publicar uma foto no Instagram pelo computador
TUTORIAL

Aprenda como publicar uma foto no Instagram pelo computador

Noiva recusa voto de submissão ao casar e viraliza
VIRAL

Noiva recusa voto de submissão ao casar e viraliza