Arquitetura

Sustentabilidade é ponto forte em ambiente da mostra RioMar Casa

Projeto "bangalô da praia" une elementos rústicos e sustentável, sugerindo leveza e qualidade de vida

Ambiente bangalô da praia, no RioMar CasaAmbiente bangalô da praia, no RioMar Casa - Foto: Imagem 3D/Divulgação

Um exemplo que ilustra bem a tendência da arquitetura, que foca em bem-estar e qualidade de vida, é o ambiente "bangalô da praia", assinado pelo escritório Paulo Veloso Arquitetura, na mostra RioMar Casa, que começa na quinta (26). Nesse projeto, instalado no Piso L3 so Shopping RioMar, o uso de iluminação e ventilação naturais, além de materiais reciclados apontam que o futuro mira na sustentabilidade.  

São 36 metros quadrados, incluindo sala de estar, varanda, quarto e banheiro integrados. O ambiente está instalado na “Varanda da Hotelaria” do evento. Segundo Paulo Veloso, o bangalô tem um estilo sofisticado e rústico, uma espacialidade cujo conceito é proporcional ao relaxamento e à sensação de ambiente não urbano. Tudo isso valorizando a privacidade e a integração à natureza.


Para o ambiente, o arquiteto lançou mão de materiais que costuma usar em seus projetos e que reforçam a mensagem da sustentabilidade. Leia-se madeira de reflorestamento (eucalipto tratado em autoclave), casca de árvore, corda e tintas à base de água. Um dos destaques é a pintura com casca de marisco produzida pela Ibratin Tintas e Texturas em parceria com o projeto social Casa do Maçunim, que beneficia marisqueiros de Barra de São Miguel (AL). A intenção é ainda inserir a leveza do clima litorâneo.  

Também há peças assinadas por artistas do Estado vizinho, como cubas esculpidas em madeira de autoria de Roberto Petrosino  e um forro de corda natural em macramê (tecelagem manual), de Fernanda Jatobá, da Marcramê. Também no projeto, predominância de tons de marrom e areia, remetendo à praia, e tonalidades de verde que dialogam com o mar e folhagens. 

Na lista de parceiros estão: Tintas Iquine, Armony Esquadrias, Vivix Vidros Planos, Villa Garden Paisagismo, Ynove Drywall, Greenwood Parques, Arbor Cortinas e Persianas, Fino Acabamento (revestimentos), Bem Decor (estofados e rodapé em PET reciclado), Tidelli (móveis), Trousseau (enxoval), Riolax (banheiras), Rubinettos (metais), Light Design (iluminação), Zafiro (tecnologia) e RM Engenharia (montagem). 

 

Veja também

Fabiana Justus explica por que optou por não falar sobre transplante antes: ''ficava agoniada''
celebridades

Fabiana Justus explica por que optou por não falar sobre transplante antes: ''ficava agoniada''

''Se tivesse personalidade própria, não ia pelo 'chaveco' dos outros'' fala Bia sobre sister no BBB
BBB 24

''Se tivesse personalidade própria, não ia pelo 'chaveco' dos outros'' fala Bia sobre sister no BBB

Newsletter