Tambores Silenciosos agitam Olinda na semana pré-Carnaval

A festa ocorre na segunda-feira (17), a partir das 20h e conta com a presença do abalorixá Ivanildo de Oxóssi, Mestre do Maracatu Estrela de Olinda

Tambores Silenciosos de OlindaTambores Silenciosos de Olinda - Foto: Anderson Stevens/Arquivo/Folhape

O grupo Tambores Silenciosos de Olinda vai animar a noite de segunda-feira (17) com sua 19ª noite. Com a comunidade de Xambá sendo homenageada, a concentração da festa será às 20h na Praça da Matriz de São Pedro, no Amparo, em Olinda.

Depois da Praça, os grupos saem em cortejos, passando pelos Quatro Cantos, Amparo até a Igreja de Nossa Senhora do Rosários dos Homens Pretos, local da cerimônia, que contará com a presença do babalorixá Ivanildo de Oxóssi, Mestre do Maracatu Estrela de Olinda. Ele será o responsável por conduzir a louvação aos antepassados (eguns).

A cerimônia é o ápice do encontro e ocorre à meia-noite. Momento em que todos os maracatus rufam suas alfaias em homenagem aos que ajudaram a carregar essa tradição.

Leia também:
Frevo, pop e samba nas Graças com o bloco ‘A Anágua da Mamãe’
A uma semana do Carnaval, confira o calendário de prévias no Recife e em Olinda
Saiba onde comer durante o Carnaval 

A celebração nasceu a partir das obrigações religiosas dos maracatus de Olinda com o objetivo de saudar e pedir proteção aos orixás antes da folia de Momo. Desfilarão pelas ladeiras os maracatus: Leão Coroado; Nação Camaleão; Nação Badia; Nação Pernambuco; Nação de Luanda; Nação Maracambuco; Nação Estrela de Olinda, Nação Tigre; Nação do Reis Malunguinho e Sol Brilhante.

Veja também

Cinco filmes mais aguardados em 2021
Cinema

Cinco filmes mais aguardados em 2021

Carlinhos Maia será notificado para explicar convite para 'furar fila' da vacina
Covid-19

Carlinhos Maia será notificado para explicar convite para 'furar fila' da vacina