Teatro de Santa Isabel completa 167 anos com jazz
Teatro monumento celebra a data com apresentação gratuita da banda austríaca David Helbock Trio
Quem já entrou no Santa Isabel sabe que não se trata de um simples teatro, mas de um monumento, daqueles de cair o queixo de tão belo. E quanto mais os anos passam, mais bonito ele fica. Nesta quinta-feira (18), ele faz 167 anos, e celebra a data com toda a pompa que o local merece - afinal, é tombado pelo Iphan desde 1949, e foi eleito pela segunda vez o melhor teatro do Brasil pelo Cenym, em 2016. Às 20h, sobe ao palco centenário um show de jazz gratuito da banda austríaca David Helbock Trio. A banda, já premiada no Montreux Jazz Festival, promete apresentar tanto composições clássicas quanto autorais.
O show, que deve durar 70 minutos, integra a programação da missão anual dos embaixadores da União Europeia no Brasil, que este ano resolveu estreitar relações com Pernambuco, nos segmentos de economia criativa, cultura, turismo e indústria. "Vamos comemorar o aniversário com um som bem específico e de bom gosto. Chegamos ao trio através da Fundarpe. Recife terá a primeira apresentação do grupo nessa turnê brasileira", avisa o chefe administrativo do teatro, Gustavo Soares. O evento é, portanto, resultado de uma parceria da secretaria de Cultura da Prefeitura do Recife com a Fundarpe e a secretaria de Cultura do governo do Estado.
Parceria
A ocasião ainda é mote para celebrar os projetos educacionais do teatro, que serão ampliados a partir do segundo semestre de 2017, graças a uma parceria que, segundo Gustavo, já foi fechada com o braço cultural do Santander. "Queremos intensificar a educação e formação artística a partir de conversas com dramaturgos, atores, sociólogos e psicólogos. Estaremos produzindo a programação já no começo de junho. Nosso objetivo é obter estrutura para receber mais escolas, grupos artísticos e ONGs", adianta Gustavo.
O teatro já conta com um programa de educação pratimonial, destinado a estudantes, grupos artísticos, centros comunitários e ONGs (ocorre nas terças-feiras e precisa ser agenda), e as visitas guiadas, realizada aos domingos, às 14h, 15h e 16h.
Inaugurado em 18 de maio de 1850, em homenagem à Princesa Isabel, o teatro foi construído pelo famoso engenheiro francês Louis Léger Vauthier a pedido do Conde da Boa Vista, Francisco do Rego Barros, que foi presidente da então província de 1837 a 1844. O suntuoso espaço já teve na plateia nomes ilustres como Dom Pedro II, Castro Alves, Tobias Barreto, Carlos Gomes, a bailarina russa Ana Pavllowa e Procópio Ferreira.
Serviço:
Aniversário do Teatro de Santa Isabel com apresentação do David Helbock Trio
Nesta quinta-feira (18), às 20h
Teatro Santa Isabel (Praça da República, s/n, Bairro de Santo Antônio)
Informações: (81) 3355-3322
Entrada franca
Ingressos devem ser retirados uma hora antes do show, na bilheteria do teatro
Veja também

Fomento
Edital Funcultura Geral 2020/2021 tem inscrições prorrogadas
