Teatro do Parque pode ser reaberto em 2019, diz Prefeitura

Representantes das classes artística e política cobram posicionamento da Prefeitura a respeito das obras do espaço em audiência na Câmera Municipal

Audiência pública debate reformas no Teatro do ParqueAudiência pública debate reformas no Teatro do Parque - Foto: Brenda Alcântara

Importante equipamento cultural do estado, o Teatro do Parque celebra 102 anos de existência de portas fechadas. Prometida desde 2010, a reforma do local é tema de audiência pública que ocorre na manhã desta quinta-feira (24), no Plenarinho da Câmara Municipal, na Boa Vista. A reunião ocorre após notícia de novo edital de licitação para a retomada das obras, publicada na última terça-feira (22), no Diário Oficial do município.

Durante a reunião, o representante do Gabinete de Projetos Especiais da Prefeitura, João Guilherme Ferraz, afirmou que o Teatro deve ser reaberto em julho de 2019. Ele afirmou ainda que a obra, iniciada ainda na gestão de João da Costa (PT), tinha conclusão inicialmente planejada para 2016, mas foi afetada devido à crise econômica.

Leia também:
Artistas realizam maratona cultural em prol do Teatro do Parque
Prefeitura do Recife anuncia nova licitação para reforma do Teatro do Parque
Teatro do Parque está entregue ao abandono
Em protesto, Cineclube exibe filmes em frente ao Teatro do Parque
MPPE entra com liminar para que PCR reinicie obras do Teatro do Parque

A audiência contou com membros da classe artística e política da cidade, como a atriz Simone Figueiredo, Claúdio Ferrário e o vereador Ivan Moraes Filho (PSOL). Segundo ele, a reunião agora ganha ainda mais importância com o novo edital. 

“Antes queríamos uma resposta da prefeitura sobre o que ia ser feito do local. Agora temos um componente prático e objetivo para dialogar. Queremos saber o que já foi feito com o R$ 1 milhão já liberado, e o que será contemplado com a nova licitação. É preciso saber, por exemplo, se as reformas estruturais também agregam os equipamentos”, afirma o vereador.

Os coletivos Ocuparque, Cine Rua e Guerrilha Cultural, também estiveram presentes
na audiência, que começou por volta das 9h40, com um vídeo no qual artistas como o músico Cannibal, Cláudio Ferrario e Gheiza Sena discorrem sobre a importância do teatro.

Virada

Neste sábado (26), representantes da classe cultural promovem maratona artística que ocupa áreas próximas ao Teatro do Parque. Das 10h às 22h, o local terá apresentações teatrais, música, dança e intervenções artísticas, além de leitura de manifesto em prol do teatro. As atrações incluem Catarina Dee Jah, DJ Dolores, Cannibal e manifesto do ator José Pimentel.

(Com informações de Daniel Medeiros, repórter do Diversão&arte)

Veja também

The Voice+: Reality musical com talentos acima de 60 anos começa cheio de emoção
The Voice

The Voice+: Reality musical com talentos acima de 60 anos começa cheio de emoção

Nego do Borel apela para discurso religioso após acusações de agressão
Religiosidade

Nego do Borel apela para discurso religioso após acusações de agressão