Artes

Tela de Picasso à venda na forma de tokens digitais

As ações da tela serão colocadas à venda por um preço mínimo de 5.000 francos suíços (5.540 dólares)

Obra "Garota de boina", datada de 1964, é estimado em 4 milhões de francos suíços (4,25 milhões de dólares)Obra "Garota de boina", datada de 1964, é estimado em 4 milhões de francos suíços (4,25 milhões de dólares) - Foto: Divulgação

A propriedade de uma tela de Picasso será posta à venda usando a tecnologia "blockchain" na forma de tokens digitais que lembram ações, anunciou o banco suíço Sygnum, especializado em ativos digitais, nesta quinta-feira (15).

Intitulado "Garota de boina", este óleo sobre tela de 65 por 54 cm, datado de 1964, é estimado em 4 milhões de francos suíços (4,25 milhões de dólares), disse o banco de Zurique em um comunicado.

Será colocado à venda em colaboração com o fundo americano Artemundi, especializado em investimentos em arte.

A sua venda por meio da tecnologia blockchain deverá permitir aos investidores comprarem partes da tela, mas também, como na Bolsa de Valores, negociá-las e comercializá-las em um mercado secundário, onde vendedores e compradores serão colocados em contato via Sygnum.

As ações serão colocadas à venda por um preço mínimo de 5.000 francos suíços (5.540 dólares), diz o banco, que insiste que o estabelecimento seja regulado pela Finma, autoridade de fiscalização dos mercados na Suíça.

As transações serão feitas em francos suíços por meio de tokens emitidos pela Sygnum, que são formas mais estáveis de moedas digitais, garantidas por uma moeda grande.

A tela em si será armazenada em um depósito altamente seguro para obras de arte.

Com esta venda em forma de ações na blockchain, o banco pretende reduzir as barreiras de entrada no mercado de arte e “abrir um universo de oportunidades de investimento únicas” e “acessíveis a todos”, afirma Mathias Imbach, co- fundador e CEO do banco Sygnum, citado no comunicado.

No entanto, a subscrição ainda se destina a profissionais e investidores institucionais.

Veja também

Bin conversa com sister sobre os Fadas e dispara: ''Não vejo eles falarem mal de ninguém''
BBB 24

Bin conversa com sister sobre os Fadas e dispara: ''Não vejo eles falarem mal de ninguém''

Conservatório Pernambucano de Música celebra o Dia do Choro com programação gratuita
Dia Nacional do Choro

Conservatório Pernambucano de Música celebra o Dia do Choro com programação gratuita

Newsletter