Streaming

Telecine celebra a história dos 125 anos do cinema

Festival contará com apresentação de 382 filmes divididos em 32 mostras

Imagem do filme “Mulheres De Ryazan” (1927), de Olga Preobrazhenskaya e Ivan Pravov, destaque da mostra do TelecineImagem do filme “Mulheres De Ryazan” (1927), de Olga Preobrazhenskaya e Ivan Pravov, destaque da mostra do Telecine - Foto: Reprodução

Em 1895, acontecia a primeira exibição pública de um filme nos fundos de um tradicional café parisiense. As imagens, apresentadas em pouco menos de 60 segundos, foram gravadas pelos irmãos Louis e Auguste Lumière e receberam o nome de A Chegada de Um Trem na Estação (L'Arrivée d'un train en gare de La Ciotat, no título original). O episódio marcou o início do cinema, cuja trajetória completa 125 anos no dia 28 de dezembro. Para celebrar a data, o Telecine apresenta 32 mostras e 382 filmes com exibição no Telecine Cult, a partir de domingo (6), e na plataforma de streaming.

O Festival 125 Anos de Cinema contempla desde o Primeiro Cinema até o Cinema Mundial Contemporâneo, passando por fases como Impressionismo Francês, Expressionismo Alemão, Era de Ouro de Hollywood, Neorrealismo Italiano e Cinema Novo Brasileiro. As mostras seguem até junho de 2021, sempre aos domingos no Telecine Cult e, a qualquer momento, no streaming da marca. 

A mostra Pioneiras do Cinema abre o festival com produções dirigidas por nomes como Alice Guy-Blaché, primeira mulher cineasta da história que, inclusive, estava presente na sessão dos Irmãos Lumière em 1895; e Lois Weber, cineasta norte-americana popular na era do cinema mudo por explorar temáticas consideradas muito à frente do seu tempo.

Dentre os destaques entre a cinelist 125 Anos de Cinema estão  "A Órfã do Oceano" (1916) e "O Cair das Folhas" (1912) de Alice Guy-Blac; e "Suspense" (1913) de Lois Weber; e Mulheres De Ryazan (1927) da diretora russa Olga Preobrazhenskaya.

 

 

Veja também

Com ingressos esgotados, peça com Eduardo Moscovis e Patricya Travassos terá sessão extra no Recife
TEATRO

Com ingressos esgotados, peça com Eduardo Moscovis e Patricya Travassos terá sessão extra no Recife

O uso do "Calabreso" se tornou uma disputa jurídica entre Toninho Tornado e Mani
Toninho

O uso do "Calabreso" se tornou uma disputa jurídica entre Toninho Tornado e Mani

Newsletter