Atriz de 'Espelho da Vida', Dandara Albuquerque trocou o Direito pelos palcos

'Encontrei o meu lugar no mundo e meu objetivo daqui para frente é construir uma carreira sólida', conta Dandara Albuquerque

Dandara Albuquerque, a Sheila de 'Espelho da Vida', da TV Globo Dandara Albuquerque, a Sheila de 'Espelho da Vida', da TV Globo  - Foto: Thiago Bruno/Divulgação

Dandara Albuquerque se considera uma pessoa sonhadora, idealista e batalhadora. Com o anseio de mudar o mundo, a atriz de “Espelho da Vida” primeiramente optou por seguir uma carreira na área jurídica. Apesar de ser bastante envolvida com a arte desde a infância, ela viu no Direito um forte caminho profissional para fazer a diferença.

“Sempre achei o Direito um universo muito interessante. Me sentia muito intrigada a entender a estrutura da nossa sociedade, as leis, nossos direitos e deveres enquanto cidadãos”, afirma. Porém, na reta final do curso, Dandara percebeu que as artes cênicas iriam muito além de um “hobby” em sua vida.

Aos poucos, a atriz foi se distanciando do Direito para investir em uma trajetória artística. Em 2012, ao mesmo tempo em que estudava teatro, ela concluiu a faculdade, foi aprovada na OAB e começou uma pós-graduação. “Somente em 2016 fiz a transição definitivamente. Admiro muito a advocacia e não me arrependo de ter feito essa escolha. Mas, definitivamente, encontrei o meu lugar no mundo e meu objetivo daqui para frente é construir uma carreira sólida como artista”, planeja.

Leia também:
Taís Araújo viraliza com vídeo sobre racismo e é alvo de críticas
Érika Januza enfrenta seus medos em "Sol Nascente"
Taís Araújo e Lázaro Ramos recebem prêmio da ONU em Nova Iorque


Em sua primeira novela, Dandara interpreta a ambiciosa Sheila. Filha de Gerson, de Cosme dos Santos, a jovem deixa a filha com o seu pai e vai embora da cidade afirmando estar indo em busca de trabalho. No entanto, retorna tempos depois de forma misteriosa. Querendo se dar bem na vida, ela vira a principal aliada das armações de Isabel, vivida por Alinne Moraes.

“Acredito ser legítimo o desejo de conquistar uma vida melhor para ela e para filha. No entanto, essa ambição desmedida acaba levando a personagem a fazer escolhas equivocadas. Ao mesmo tempo, também vejo potencial para que, até o final da trama, ela sofra uma grande transformação”, torce.

Em “Espelho da Vida”, Sheila chama bastante a atenção por sua boa forma. Inclusive, Dandara já precisou encarar cenas de biquíni na trama de Elizabeth Jhin. De bem com seu corpo, a atriz revela que gosta de se cuidar, mas não é influenciada por padrões estéticos.

“Acho importante ter uma rotina de hábitos saudáveis e que me proporcionem bem-estar. Pratico musculação três vezes por semana e, no meu tempo livre, faço aulas de dança. Adoro esportes que me aproximam da natureza, como ‘stand up paddle’, fazer trilhas e andar de bicicleta na orla”, aponta.

Raio X


Nome: Dandara Aparecida Rodrigues de Albuquerque.
Nascimento: Em 24 de novembro de 1988, no Rio de Janeiro.
O primeiro trabalho na tevê: “Espelho da Vida”, da Globo.
Um momento marcante na carreira: “Como minha carreira está só começando, citaria o momento em que recebi o convite para ‘Espelho da Vida’”.
Se não fosse atriz, o que seria: “Hoje tenho a certeza que só quero ser atriz”.
O que falta na televisão: “Já avançamos muito, mas ainda faltam mais oportunidades para artistas negros, nas diversas esferas da teledramaturgia”.
Com quem gostaria de contracenar: Taís Araújo e Lázaro Ramos.
Atores: Tony Ramos, Wagner Moura e Irandhir Santos.
Atrizes: Lília Cabral, Glória Pires, Drica Moraes e Marjorie Estiano.
Novelas preferida: “Avenida Brasil”, “Por Amor” e “O Cravo e a Rosa”.
Vilão marcante: Nazaré Tedesco, interpretada por Renata Sorrah em “Senhora do Destino”, de 2004, da Globo.
Que novela gostaria que fosse reprisada: “Verdades Secretas”, de 2015, da Globo.
Filme: “Pantera Negra”, de Ryan Coogler.
Autores: Elizabeth Jhin e Walcyr Carrasco.
Diretores: Pedro Vasconcelos, José Luiz Villamarim e Amora Mautner.
Vexame: “Não é um vexame, mas, quando recebi o convite para novela, achei que era um trote. Foi uma situação engraçada e me divirto muito ao lembrar deste momento”.
Uma mania: “Ler horóscopo diariamente”.
Um medo: “Tenho medo de animais peçonhentos, como cobra e escorpião”.
Projeto: “Voltar a atuar no teatro”.

Veja também

The Voice+ estreia com promessa de histórias emocionantes, leves e joviais
Televisão

The Voice+ estreia com promessa de histórias emocionantes, leves e joviais

Gal Costa estará em série sobre censura à música nordestina na ditadura
Música

Gal Costa estará em série sobre censura à música nordestina na ditadura