Canal Brasil faz programação com destaques de Cannes

O canal traz uma seleção especial de longas nacionais e estrangeiros

Festival de Cannes na programação do Canal BrasilFestival de Cannes na programação do Canal Brasil - Foto: Reprodução/Instagram

Apesar do cancelamento do Festival de Cannes este ano, em razão da pandemia causada pelo coronavírus, o Canal Brasil idealizou uma programação para não deixar os cinéfilos sem um dos principais eventos da sétima arte mundial. O canal apresenta o festival francês entre os dias 8 e 24, sempre às 23h10, com uma seleção especial de longas nacionais e estrangeiros que participaram de Cannes em anos anteriores. O programação traz ainda obras que cruzaram o tapete vermelho do Palais des Festival na Riviera Francesa.

A principal estreia fica por conta de “A vida invisível” (dia 24), de Karim Aïnouz, coprodução do Canal Brasil, que venceu a mostra “Um certo olhar” do Festival de Cannes em 2019. Outro grande destaque é o inédito “Em chamas” (dia 8), da Coreia do Sul. Dirigida por Lee Chang-Dong, a produção é vencedora do prêmio Fipresci e de Melhor Direção de Arte também na edição do ano passado, além de ter sido indicada à Palma de Ouro.

Leia também:
De 'Hulk' a 'Batman Begins'; veja o que chega em maio na Netflix
Coronavírus fez mercado de livros perder metade do faturamento em abril


O francês “Dois dias, Uma noite” (dia 15), de Jean-Pierre Dardenne e Luc Dardenne, que será exibido no dia 15, foi indicado ao Oscar de melhor atriz e à Palma de Ouro. O alemão “Em pedaços” (dia 22), drama de Fatih Akin, chega ao Canal Brasil dia 22 depois de levar o prêmio de melhor atriz pela interpretação de Diane Kruger e foi indicado à Palma de Ouro no festival francês.


Confira a programação completa:

Sexta-feira (08/05)

EM CHAMAS
Sinopse: Durante um dia normal de trabalho como entregador, Jong-soo (Yoo Ah-In) reencontra Hae-mi (Jeon Jong-seo), uma antiga amiga que vivia no mesmo bairro que ele. A jovem está com uma viagem marcada para o exterior e pede para Jong-soo cuidar de seu gato de estimação enquanto está longe. Hae-mi volta para casa na companhia de Ben (Steven Yeun), um jovem misterioso que conheceu na África. No entanto, o forasteiro tem um hobby peculiar, que está prestes a ser revelado aos amigos.

Sábado (09/05)

GABRIEL E A MONTANHA
Sinopse: Gabriel Buchmann (João Pedro Zappa) tinha um grande sonho: conhecer a África. Entretanto, mais do que visitar seus pontos turísticos ele desejava conhecer como era o estilo de vida do africano, sem se passar por turista. Desta forma, decide encerrar sua viagem ao mundo justamente no continente, onde se envolve com vários habitantes locais e recebe a visita da namorada, Cristina (Caroline Abras), que mora no Brasil. Prestes a retornar, seu grande objetivo se torna alcançar o topo do monte Mulanje, localizado no Malawi.

Domingo (10/05)

AQUARIUS
Sinopse: Clara (Sonia Braga) tem 65 anos, é jornalista aposentada, viúva e mãe de três adultos. Ela mora em um apartamento localizado na Av. Boa Viagem, no Recife, onde criou seus filhos e viveu boa parte de sua vida. Interessada em construir um novo prédio no espaço, os responsáveis por uma construtora conseguiram adquirir quase todos os apartamentos do prédio, menos o dela. Por mais que tenha deixado bem claro que não pretende vendê-lo, Clara sofre todo tipo de assédio e ameaça para que mude de ideia.

Sexta (15/05)

DOIS DIAS, UMA NOITE – ESTREIA
Sinopse: Sandra (Marion Cotillard) perde seu emprego pois outros trabalhadores da fábrica preferiram receber um bônus ao invés de mantê-la na equipe. Ela descobre que alguns de seus colegas foram persuadidos a votar contra ela. Mas Sandra tem uma chance de reconquistá-lo. Ela e o marido (Fabrizio Rongione) têm uma tarefa complicada para o final de semana: eles devem visitar os colegas de trabalho e convencê-los a abrir mão de seus bônus, para que o casal possa manter o seu emprego.

Sábado (16/05)

DIAMANTINO
Sinopse: Diamantino é uma estrela do futebol mundial, até que, de repente, perde todo o seu talento e se aposenta como um fracasso aos olhos da opinião pública. A partir disso, o ex-craque passa a procurar um novo propósito para a sua vida. Inicialmente ele resolve confrontar o neofascismo, em seguida se envolve com a crise dos refugiados, chegando na questão da modificação genética até a busca pela origem do genial.

Domingo (17/05)

CARANDIRU
Sinopse: Um médico (Luiz Carlos Vasconcelos) se oferece para realizar um trabalho de prevenção a AIDS no maior presídio da América Latina, o Carandiru. Lá ele convive com a realidade dos cárceres, que inclui violência, superlotação das celas e instalações precárias. Porém, apesar de todos os problemas, o médico logo percebe que os prisioneiros não são figuras demoníacas, existindo dentro da prisão solidariedade, organização e uma grande vontade de viver.

Sexta-feira (22/05)

EM PEDAÇOS – ESTREIA
Sinopse: Após cumprir pena por tráfico de drogas, o turco Nuri Sekerci (Numan Acar) leva uma vida amorosa e tranquila com a esposa Katja Sekerci (Diane Kruger) e o filho Rocco na Alemanha. Certo dia ele e o menino estão no escritório e morrem vítimas de uma explosão criminosa, tragédia que deixa Katja sem chão. Ela batalha na justiça pela punição dos culpados, um casal neonazista, e, insatisfeita com o desenrolar do caso, decide pela vingança com as próprias mãos.

Sábado (23/05)

EU, TU, ELES
Sinopse: Darlene (Regina Casé), grávida e solteira, vai embora da sua região e retorna três anos depois ao trabalho pesado dos canaviais no nordeste brasileiro com Dimas, seu filho. Logo que Osias (Lima Duarte), um homem mais velho e orgulhoso de sua casa ter sido construída por ele, lhe propõe casamento Darlene aceita. Ele se aposenta, enquanto ela continua trabalhando duro nos canaviais e em poucos anos nasce um segundo filho, muito mais escuro que Osias. Então ele leva Zezinho (Stênio Garcia), seu primo que é quase da sua idade além de ser um bom cozinheiro, para morar com ele. Darlene fica feliz com a chegada de Zezinho e logo nasce outra criança, esta bastante parecida com Zezinho. Pouco tempo depois Darlene convida Ciro (Luiz Carlos Vasconcelos), que trabalha com ela nos canaviais e não tem onde dormir, para jantar. Zezinho é contra, mas Osias diz que a casa é dele e que o recém-chegado é bem vindo e pode dormir lá. Ciro acaba morando lá, mas a chegada de outro filho, desta vez parecido com Ciro, obriga Osias em tomar uma decisão.

Domingo (24/05)

A VIDA INVISÍVEL – INÉDITO E EXCLUSIVO
Sinopse: Rio de Janeiro, década de 1940. Eurídice (Carol Duarte) é uma jovem talentosa, mas bastante introvertida. Guida (Julia Stockler) é sua irmã mais velha, e o oposto de seu temperamento em relação ao convívio social. Ambas vivem em um rígido regime patriarcal, o que faz com que trilhem caminhos distintos: Guida decide fugir de casa com o namorado, enquanto Eurídice se esforça para se tornar uma musicista, ao mesmo tempo em que precisa lidar com as responsabilidades da vida adulta e um casamento sem amor com Antenor (Gregório Duvivier).

Veja também

Juliana Rosa, jornalista da GloboNews, deixa canal após 20 anos
Despedida

Juliana Rosa, jornalista da GloboNews, deixa canal após 20 anos

'Surpresa' de Bonner não era aposentadoria, mas campanha institucional
Jornal Nacional

'Surpresa' de Bonner não era aposentadoria, mas campanha institucional