Em 'Órfãos da Terra', Rodrigo Simas chega aos 10 anos de carreira com papéis variados

Na novela das seis, ator interpreta um fotógrafo que sempre teve tudo do bom e do melhor em casa e se envolve com a causa dos refugiados

Rodrigo Simas interpreta o fotógrafo Bruno em 'Órfãos da Terra', novela das seis da TV GloboRodrigo Simas interpreta o fotógrafo Bruno em 'Órfãos da Terra', novela das seis da TV Globo - Foto: Divulgação/TV Globo

Quando olha para trás, Rodrigo Simas mal consegue acreditar em tudo o que já construiu. O tempo passou rápido, mas lá se foram 10 anos de carreira. E nesse período, o ator praticamente não parou de trabalhar. Estreou em “Poder Paralelo”, exibida pela Record em 2009, e, depois de uma participação na série “Desenrola Aí”, em 2010, no Multishow, ele entrou para a Globo e não saiu mais.

Desde “Fina Estampa”, de 2012, Simas acumula personagens em produções como “Além do Horizonte”, “Boogie Oogie”, “Novo Mundo” e “Orgulho e Paixão”. “Não parece que tem esse tempo todo. Eu emendei uma atrás da outra e fico muito feliz. Mas eu sou novo, estou aí para ganhar experiência”, pondera. Aos 27 anos, o ator acaba de voltar ao ar em sua oitava novela, na pele de Bruno, em “Órfãos da Terra”. “Eu gosto muito do que faço e é um prazer enorme estar nessa novela, com autoras que eu nunca trabalhei”, elogia, referindo-se a Duca Rachid e Thelma Guedes.

Leia também:
'Órfãos da Terra': Julia Dalavia chama sua personagem de heroína
Débora Fallabela compara clima de repressão de 'Se Eu Fechar Os Olhos Agora' com o Brasil atual


Na história, Bruno é um fotógrafo que sempre teve tudo do bom e do melhor em casa, graças à família rica. Mas, em determinado momento, o rapaz não aceita mais ser bancado pelo pai, Norberto, papel de Guilherme Fontes, e se envolve com a causa dos refugiados. “Meu personagem começa a criar sua própria opinião e, quando ele se aproxima dos refugiados, começa a ter outra visão da vida. Ele sai um pouco da bolha em que sempre viveu e eu acho que isso é bastante importante”, analisa.

Além disso, Bruno conhece a refugiada Laila, protagonista de Julia Dalavia, por quem se apaixona. Mas não será fácil viver esse romance, já que a moça se envolve com Jamil, de Renato Góes. E ele ainda precisa lidar com o recente término de seu relacionamento com, Valéria, de Bia Arantes. “Vai ser uma mistura danada. Bruno termina com Valéria porque eles já estão em uma crise e aí se apaixona pela Laila. É quando a história irá começar a fluir”, antecipa.

Rodrigo Simas interpreta o fotógrafo Bruno em 'Órfãos da Terra', novela das seis da TV Globo

Rodrigo Simas em 'Órfãos da Terra' - Foto: Divulgação/TV Globo

O trabalho em “Órfãos da Terra” tem dado a oportunidade para Simas ter contato com refugiados de verdade. Antes do início das gravações, o ator já tinha lido matérias sobre o assunto. Mas tudo se intensificou ainda mais quando ele participou de um “workshop” com refugiados. Inclusive, o elenco e a figuração da novela contam com pessoas refugiadas. “Eu fico feliz de estar abordando esse tema, que é muito importante e recorrente”, salienta. A parte da fotografia, que faz parte da sinopse de Bruno, o ator tirou de letra. “É um 'hobby', eu tenho intimidade com a câmera. Isso facilitou bastante”, explica.

Aliás, encarnar situações bem distantes entre si tem se tornado uma constante na trajetória de personagens de Simas. Depois de emendar algumas novelas de época, o ator confessa que já estava sentindo saudade de viver um papel contemporâneo. “Adorei fazer época, mas acho que dá um pouco mais de tranquilidade você conseguir brincar com o cotidiano”, compara. Como Bruno é paulistano, Simas está tomando cuidado para suavizar o sotaque carioca no vídeo. “Mas não estou tentando fazer nenhum sotaque de acordo com a direção”, esclarece.

“Órfãos da Terra” vai ao ar de segunda a sábado, às 18h20, na TV Globo.

Do trabalho para casa
No meio das gravações de “Orgulho e Paixão”, Rodrigo Simas e Agatha Moreira engataram um namoro. Os dois faziam par romântico na novela e já se conheciam desde quando integraram o elenco de “Malhação”. Agora, em “Órfãos da Terra”, o casal volta a trabalhar em um mesmo projeto. “A gente só soma um ao outro e acho que estar junto significa isso: somar e ser feliz. Cada um tem a sua carreira, isso não se mistura, é legal”, constata.

Aliás, a vida pessoal de Simas, assim como a de muitos atores famosos, desperta a curiosidade de parte do público. Mas, nem de longe, ele deixa o interesse que desperta nas pessoas causar deslumbre. “Eu tenho certeza que eu não sou melhor que ninguém. A vida está aí para isso e para a gente vivê-la, não tem por que se deslumbrar”, frisa.

Instantâneas
# Rodrigo Simas é irmão dos também atores Felipe Simas e Bruno Gissoni.
# Rodrigo nasceu no Rio de Janeiro, mas viveu durante nove anos em Los Angeles, nos Estados Unidos, com sua família.
# O ator é filho do capoeirista Beto Simas.
# Rodrigo começou a fazer teatro aos 15 anos.

 

Veja também

Primeiro nome do BBB 21 será revelado a partir desta terça (19)
Reality

Primeiro nome do BBB 21 será revelado a partir desta terça (19)

The Voice+: Reality musical com talentos acima de 60 anos começa cheio de emoção
The Voice

The Voice+: Reality musical com talentos acima de 60 anos começa cheio de emoção