A-A+

JP Rufino expõe comentários racistas que recebe na web

Os comentários vêm acompanhados da foto do internauta e parte de seu nome

JP RufinoJP Rufino - Foto: Reprodução/Instagram

JP Rufino foi mais uma vez alvo de comentários racistas nas redes sociais. O ator mirim de 17 anos expôs algumas mensagens que recebeu em seu Instagram, de internautas que se referem a ele como "moleque babaca bancando a vítima".

"Vai estudar e tozar esse cabelo horrível! Para de falar de racismo seu trouxa", diz um dos comentários. "Fodam-se: índios, pretos e pobres! Racistas principalmente (como tu) e Marielle também", afirma outro.

Os comentários vêm acompanhados da foto do internauta e parte de seu nome -o restante foi apagado pelo ator. No entanto, é possível identificá-lo em comentários de outras publicações de JP. O usuário em questão não tem publicações ou seguidores, e por isso é apontado por outros internautas como "fake".

Na publicação, JP afirma que expõe os comentários "para lutar por uma mudança de seres sem noção" e conter "tanto ódio e agressão".

Leia também:
Torcedores são presos na Inglaterra acusados de racismo e homofobia
Cacau Protásio diz que quase desistiu de fazer filme após ataque racista


"O respeito (que é bom, eu gosto e inclusive pratico) pra fazer entender que seres como você...tem muito o que aprender", afirma. "O "Moleque" em questão estuda, trabalha (tem carteira assinada) [...] Segue 2020...que pelo jeito que começou, me mostrando o quanto precisará de luta".

Artistas como Daniel Ortiz, Mariana Rebelo, Cacau Protásio e Paula Lima saíram em defesa do ator nos comentários, lamentando o ocorrido.

Em fevereiro de 2018, JP precisou prestar queixar em uma delegacia de crimes de internet no Rio. Ele sofreu um ataque racista em uma rede social enquanto transmitia o desfile da escola de samba Mangueira. Na ocasião, um seguidor publicou o seguinte comentário: "Eca, macaco sambando". Quem viu a mensagem primeiro foi o irmão dele, Serginho, que acompanhava a "live" de casa.

"Tomamos providências, sim, estivemos na delegacia de crimes de internet e fizemos o registro da queixa", disse Martha a reportagem.

Veja também

Projeto Dobradiça, de 16 a 24 de outubro, promove artes visuais

Projeto Dobradiça, de 16 a 24 de outubro, promove artes visuais

Nasce Lara, filha do cantor Junior Lima e da designer Mônica Benini

Nasce Lara, filha do cantor Junior Lima e da designer Mônica Benini