Televisão

Série na TV Pernambuco conta histórias e depoimentos de parteiras

Série Saber de Parteira, com seis episódios com parteiras tradicionais de Pernambuco, vai ao ar em comemoração ao Dia Internacional da Parteira

Série 'Saber de Parteira', da TV PernambucoSérie 'Saber de Parteira', da TV Pernambuco - Foto: Reprodução/Divulgação

Nesta terça-feira (5) é o Dia Internacional da Parteira e, para celebrar esta data, a TV Pernambuco lança uma série de seis episódios com depoimentos de 12 mulheres que tem a missão de ajudar outras mulheres a darem à luz. Saber de Parteira, da antropóloga Júlia Morim, será exibido na TV Pernambuco (Recife e Região Metropolitana - canal 46.1; Caruaru - canal 12.1; Petrolina - 13.1). Em formato de interprogramas, com duração de 2 minutos cada, a campanha será veiculada nos intervalos do canal.

Nas imagens captadas em 2019, as parteiras Prazeres, de Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife; Zefinha, Elisabete e Severina, de Caruaru, no Agreste; Dôra, Tia Ana, Juliana, Neide, Darinha, Jacira, Luzânia, Marlene, aprendizes e parteiras da etnia indígena Pankararu, no Sertão pernambucano, dão depoimentos sobre a transmissão de saberes, o reconhecimento da comunidade e o sentimento de satisfação em ajudar uma mulher a parir.

Leia também:
'Êta Mundo Bom!' bate recorde na primeira semana e é a melhor desde 2000 no horário
Série documental recupera trajetória do educador Paulo Freire no Brasil e no mundo


Saber de Parteira é uma ação do Museu da Parteira, com realização da produtora audiovisual Bebinho Salgado 45 e incentivo do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura/Funcultura. Com vistas a ampliar e democratizar o acesso, além de garantir a fruição e acessibilidade, todos os filmes terão versão legendada em português e posteriormente serão disponibilizados na internet.

Veja também

"A Favorita" volta ao ar no "Vale a Pena Ver de Novo"
Reprise

"A Favorita" volta ao ar no "Vale a Pena Ver de Novo"

Juliana Paes fala sobre ter vivido Maria Marruá: "Aprendi com ela"
Entrevista

Juliana Paes fala sobre ter vivido Maria Marruá: "Aprendi com ela"