Cultura+

Tema delicado na peça “DORalice”

sem usar palavras, peça fala sobre o abuso sexual aos pequenos através das linguagens do teatro, da dança e do circo

Montagem trata do abuso sexual no ambiente familiarMontagem trata do abuso sexual no ambiente familiar - Foto: André Ramos/Divulgação

Existem alguns assuntos difíceis de serem tratados até com adultos, que dirá com crianças. O abuso sexual, por exemplo, exige o máximo de delicadeza ao ser abordado. A proposta de “DORalice”, nova encenação da Cia. 2 Em Cena de Teatro, é levar essa temática ao público infanto-juvenil de maneira lúdica e poética. Inserida na programação do 23º Janeiro de Grandes Espetáculos, a peça estreia neste domingo (22), no Teatro Marco Camarotti, com sessão às 16h30.

A montagem tem roteiro e direção assinados por Alexsandro Silva. Sem usar palavras, a peça tem como proposta comunicar com os pequenos através das linguagens do teatro, da dança e do circo. No elenco, estão os atores Arnaldo Rodrigues e Paula de Tássia.

Toda a trama gira em torno de Alice, uma menina que leva uma vida feliz na companhia dos pais. O que antes era só alegria se transforma em tristeza com a chegada do tio da garota. O homem parece legal, mas na ausência dos pais revela ser um verdadeiro vilão. No ano passado, o espetáculo cumpriu uma curta temporada exclusiva para convidados, o que deu ao grupo a possibilidade de testar a receptividade do público à história.

Na visão do diretor, a mensagem chega de diferentes formas às crianças e aos adultos. “Para os mais velhos, que possuem um repertório de vida maior, a história é mais dolorosa. As crianças sabem que o que acontece com a personagem é ruim, mas não têm o entendimento completo da gravidade disso”, aponta. Segundo Alexsandro, a intenção não é apresentar soluções para o problema, mas abrir o diálogo dentro do âmbito familiar. “Esse é um assunto ainda muito silenciado dentro de casa. O ideal é que os pais estimulem uma conversa sobre isso antes e depois dos filhos verem a apresentação”, encoraja.

SERVIÇO:
Espetáculo “DORalice”
Quando: 22 de janeiro, às 16h30
Onde: Teatro Marco Camarotti (Sesc Santo Amaro - Rua Treze de Maio, 455, Santo Amaro)
Quanto: R$ 20 e R$ 10 (meia)
Informações: (81) 3216-1728

Veja também

Médicos encontram receptores para os órgãos de Anne Heche
Órgãos

Médicos encontram receptores para os órgãos de Anne Heche

Tom Holland decide se afastar das redes sociais para cuidar da saúde mental
internet

Tom Holland decide se afastar das redes sociais para cuidar da saúde mental