Tema delicado na peça “DORalice”

sem usar palavras, peça fala sobre o abuso sexual aos pequenos através das linguagens do teatro, da dança e do circo

Montagem trata do abuso sexual no ambiente familiarMontagem trata do abuso sexual no ambiente familiar - Foto: André Ramos/Divulgação

Existem alguns assuntos difíceis de serem tratados até com adultos, que dirá com crianças. O abuso sexual, por exemplo, exige o máximo de delicadeza ao ser abordado. A proposta de “DORalice”, nova encenação da Cia. 2 Em Cena de Teatro, é levar essa temática ao público infanto-juvenil de maneira lúdica e poética. Inserida na programação do 23º Janeiro de Grandes Espetáculos, a peça estreia neste domingo (22), no Teatro Marco Camarotti, com sessão às 16h30.

A montagem tem roteiro e direção assinados por Alexsandro Silva. Sem usar palavras, a peça tem como proposta comunicar com os pequenos através das linguagens do teatro, da dança e do circo. No elenco, estão os atores Arnaldo Rodrigues e Paula de Tássia.

Toda a trama gira em torno de Alice, uma menina que leva uma vida feliz na companhia dos pais. O que antes era só alegria se transforma em tristeza com a chegada do tio da garota. O homem parece legal, mas na ausência dos pais revela ser um verdadeiro vilão. No ano passado, o espetáculo cumpriu uma curta temporada exclusiva para convidados, o que deu ao grupo a possibilidade de testar a receptividade do público à história.

Na visão do diretor, a mensagem chega de diferentes formas às crianças e aos adultos. “Para os mais velhos, que possuem um repertório de vida maior, a história é mais dolorosa. As crianças sabem que o que acontece com a personagem é ruim, mas não têm o entendimento completo da gravidade disso”, aponta. Segundo Alexsandro, a intenção não é apresentar soluções para o problema, mas abrir o diálogo dentro do âmbito familiar. “Esse é um assunto ainda muito silenciado dentro de casa. O ideal é que os pais estimulem uma conversa sobre isso antes e depois dos filhos verem a apresentação”, encoraja.

SERVIÇO:
Espetáculo “DORalice”
Quando: 22 de janeiro, às 16h30
Onde: Teatro Marco Camarotti (Sesc Santo Amaro - Rua Treze de Maio, 455, Santo Amaro)
Quanto: R$ 20 e R$ 10 (meia)
Informações: (81) 3216-1728

Veja também

Sérgio Mendes canta com Pelé e ri com Harrison Ford em documentário na HBO
Documentário

Sérgio Mendes canta com Pelé e ri com Harrison Ford em documentário na HBO

Sem habilitação, Dudu Camargo bate o carro e vai para delegacia
Famosos

Sem habilitação, Dudu Camargo bate o carro e vai para delegacia