Cultura+

Terceira peça cancela participação no festival Janeiro de Grandes Espetáculos

Companhia teatral Amaré iria apresentar 'Espera o Outono, Alice', mas retirou-se em protesto pela censura sofrida pela peça 'O Evangelho segundo Jesus, Rainha do Céu'

'Espera o Outono, Alice' prestou solidariedade à atriz transexual Renata Carvalho'Espera o Outono, Alice' prestou solidariedade à atriz transexual Renata Carvalho - Foto: Arnaldo Sete/Divulgação

O grupo de teatro Amaré anunciou, na manhã desta segunda (31), a sua retirada do festival Janeiro de Grandes Espetáculos. Trata-se da terceira companhia teatral a sair da grade da programação, em resposta ao cancelamento das apresentações do polêmico monólogo "O Evangelho segundo Jesus, Rainha do Céu", no qual a atriz transexual Renata Carvalho interpreta Jesus Cristo. A Amaré iria encenar "Espera o Outono, Alice" no dia 24 de janeiro.

Antes da Amaré, no domingo (30), o ator e produtor Cleyton Cabral havia suspendido a apresentação de "Solo de Guerra", prevista para o dia 26. A primeira companhia teatral a realizar o ato de protesto foi o Trema - Plataforma de Teatro, na quinta-feira (27). O Trema iria apresentar o espetáculo "Altíssimo" no dia 11.

O espetáculo de Renata Carvalho estava previsto para entrar em cartaz nos próximos dias 12 e 13, mas foi retirado da grade após intensa pressão dos segmentos político e religioso. Segundo Cleyton Cabral, outras companhias teatrais estão discutindo conjuntamente para decidir se também vão se retirar do festival, que completa 25 anos de existência em 2019.

Leia também:
'Altíssimo' deixa o Janeiro de Grandes Espetáculos em apoio à peça censurada
'Solo de Guerra' também sai do Janeiro de Grandes Espetáculos
Peça 'O Evangelho segundo Jesus, Rainha do Céu' é cancelada no Janeiro de Grandes Espetáculos


A reportagem da Folha de Pernambuco procurou a Associação dos Produtores de Artes Cênicas de Pernambuco (Apacepe), que organiza o festival, mas eles se limitaram a informar que as atrações canceladas não serão substituídas e que seu posicionamento está resumido na carta aberta divulgada no dia 27, logo após a saída do Trema.

O texto afirma que a direção do festival se viu obrigada a retirar a peça da programação, uma vez que o espetáculo seria realizado em um teatro público e devido à pressão da bancada evangélica de Pernambuco.

Veja também

Gravações de filme de Eddie Murphy deixam vários feridos
Eddie Murphy

Gravações de filme de Eddie Murphy deixam vários feridos

Personal conta que ficou com Gracyanne seis meses e diz que sofre com 'zoação': 'Isso tudo é cruel'
Traição

Personal conta que ficou com Gracyanne seis meses e diz que sofre com 'zoação': 'Isso tudo é cruel'

Newsletter