Exposição

"Tereza Costa Rêgo - Sem concessões" em cartaz até este sábado (30) na Galeria Marco Zero

Obras da artista plástica pernambucana seguem em exibição no espaço, e tem visitação gratuita

"Tereza Costa Rêgo - Sem Concessões", em cartaz na Marco Zero até esta sexta-feira (29)"Tereza Costa Rêgo - Sem Concessões", em cartaz na Marco Zero até esta sexta-feira (29) - Foto: Deyvson Nunes

A mostra “Tereza Costa Rêgo - Sem Concessões” segue em cartaz na Galeria Marco Zero, em Boa Viagem, até este sábado (30). Com acesso gratuito, a exposição, inédita, tem curadoria de Denise Mattar. 

Entre os destaques da mostra estão As Mulheres de Tejucupapo”, último painel de Tereza e a emblemática série “7 Luas de Sangue”, que percorre episódios marcantes da história do País, além de “Apocalipse”, obra síntese de sua produção, uma serpente ancestral, dentro da qual se desenrola a batalha da existência humana. 

Trabalhos potentes que exaltam as figuras femininas de Tereza, donas de seus corpos, livres e fortes, também estão em cartaz na mostra.

 

“Ao contrário de tantos artistas que produzem o melhor na sua juventude, Tereza envelheceu como um vinho raro, e seus aromas e sabores foram se tornando cada vez mais complexos, sutis e intrigantes. A sua pintura é forte e visceral, permeada de uma sensualidade perturbadora. Mas também retrata pontos duros do nosso povo, como toda a questão negra e a dizimação dos índios, tudo isso de maneira contundente”, ressalta Denise.

Tereza eterna
Tereza Costa Rêgo faleceu, em 2020, aos 91 anos, e deixou uma obra é indissociável de sua vida longa e intensa, plena de lances dramáticos, de renúncia e rebeldia, paixão e dor. 

Sua última grande pintura, “As Mulheres de Tejucupapo”, tem 8 metros de comprimento por 2,2 metros de altura e consumiu 3 anos de preparação da artista, que a finalizou com 88 anos. A obra reconta uma história de heroísmo feminino, de audácia e de luta pela terra. 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Tereza Costa Rêgo Oficial (@terezacostaregooficial)

 

Serviço
Mostra "Tereza Costa Rêgo - Sem Concessões",
Galeria Marco Zero até este sábado (30)

 

 

Av. Domingos Ferreira, 3393, Boa viagem
Acesso gratuito

 

 

Veja também

Céline Dion cantará 'La vie en rose' com Lady Gaga na abertura da Olimpíada, diz jornalista francês
paris 2024

Céline Dion cantará 'La vie en rose' com Lady Gaga na abertura da Olimpíada, diz jornalista francês

Mingau, do Ultraje à Rigor, tem evolução no quadro de saúde após cranioplastia
saúde

Mingau, do Ultraje à Rigor, tem evolução no quadro de saúde após cranioplastia

Newsletter