Texto e imagens na narrativa fantástica “Cidade dos Karianthos”

Lançamento acontece neste domingo (22), no Museu Afro-Brasil Rolando Toro, no Bairro do Recife

Livro será lançado no próximo domingo (22), às 17h, no Museu Afro-Brasil Rolando Toro, no Bairro do RecifeLivro será lançado no próximo domingo (22), às 17h, no Museu Afro-Brasil Rolando Toro, no Bairro do Recife - Foto: Rafael Furtado/Folha de Pernambuco

“O grande desafio do escritor é ser verossímil”, comenta Valdir Oliveira, muito embora seu sangue literário percorra caminhos no “realismo fantástico”. O fato é que até para as fantasias há limites e é a dose que faz uma história ser bem contada, ter pé e cabeça, como acontece em “Cidade dos Karianthos”, a saga do menino Kauy nos mistérios de uma cidade fantástica, com personagens-objetos, referências contemporâneas e um instigante enredo voltado ao público adolescente. O lançamento acontece neste domingo (22), às 17h, no Museu Afro-Brasil Rolando Toro, no Bairro do Recife - tanto na versão impressa quanto em áudio book - e tem incentivo do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura).

Dividido em “A fruta da vida infinita”, “O segredo das árvores” e “Garganta da serpente”, o livro tem ilustrações de Bruno Gomes, que já desenhou para várias editoras do País. No centro da história, Kauy é um menino esperto e imaginativo que vai para a cidade dos Karianthos em busca dos pais, que estariam vivos, mas não na forma humana. E tudo começa em uma conversa com o Lâmpada, um objeto falante que o encontra nas redes sociais. “O que é fascinante no ofício do escritor é se surpreender. Eu não tinha história, não tinha estrutura inicial. As coisas foram surgindo, em momento algum eu procurei dicionários. Ri muito com o livro e os personagens foram me levando. Eu estava sendo usado”, diz o autor, sobre a construção do novo trabalho.

Este é o décimo livro de Valdir Oliveira, um autor de vastíssimo currículo e experiência com literatura infantil, além de jornalista e mestre em comunicação. Das mãos dele já saíram livros como “A lagartinha sapeca”, “Na toca do sapo” e “O lápis apaixonado”, além de “Os olhos de Iberon”, que foi distribuído na rede estadual de escolas. Para leitores adultos, Oliveira assinou outros como “Depois do Desejo”, “O Rei do Zodíaco” e “Diário Diagonal”. Valdir também é professor universitário e tem vários trabalhos na televisão.

SERVIÇO:

Lançamento de “Cidade dos Karianthos”, em livro e áudio, de Valdir Oliveira
Quando: Domingo (22), às 17h
Onde: Museu Afro-Brasil Rolando Toro
Ilustrações: Bruno Gomes
Editora: Escrituras, 208 páginas
Preço: R$ 20

Veja também

Maria Flor pede impeachment de Bolsonaro em vídeo com gritos e palavrões
Internet

Maria Flor pede impeachment de Bolsonaro em vídeo com gritos e palavrões

Sistema de Incentivo à Cultura registra inscrições mais de mil projetos
SIC

Sistema de Incentivo à Cultura registra inscrições mais de mil projetos