Logo Folha de Pernambuco
TELEVISÃO

''The Last of Us'': críticas destacam ''início lento'' da segunda temporada da série

Série é estrelada por Pedro Pascal e Bella Ramsey

O primeiro episódio da segunda temporada de "The Last of Us" foi lançado no último domingo (13)O primeiro episódio da segunda temporada de "The Last of Us" foi lançado no último domingo (13) - Foto: Divulgação

"The Last of Us" retornou para sua segunda temporada neste domingo (13). A série da HBO, adaptação de game homônimo de muito sucesso, se passa durante um apocalipse zumbi, mas busca ser muito mais do que isso. Pelo menos é como enxerga a crítica especializada.

"'The Last of Us' continua sendo uma história de zumbis que aprimora e elabora as convenções do gênero, mas não as transcende. O curso de sua ação e a dinâmica de seus relacionamentos seguem presentes, lubrificados por generosas aplicações de sangue e gosma. O ponto em que a série se diferencia do padrão do gênero é no peso dramático e no tempo de tela que dedica a esses relacionamentos, ou, visto de outra forma, em seu sentimentalismo", destaca crítica de Mike Hale no New York Times.

"Tempo", por sinal, é a palavra chave nas principais análises sobre a estreia da nova temporada. O site ScreenRant destacou: "As coisas começam devagar com Joel e Ellie em desacordo, mas tenho fé no que está sendo preparado".

No texto, a publicação fala sobre a decisão da produção em colocar um pé no freio após o final elétrico da primeira temporada. "O início mais lento da segunda temporada é um relaxamento após a ação ininterrupta do final da primeira, trabalhando para estabelecer o status quo e introduzir os novos desafios do mundo de Joel e Ellie", continuou.

O primeiro episódio, com o título de "Dias futuros", se passa cinco anos após o final da temporada anterior. Apesar do ritmo mais lento, a percepção geral foi positiva. "É um capítulo de abertura forte que gira gradualmente a manivela da montanha-russa em que estamos prestes a nos juntar a Ellie", afirmou o IGN.

O site especializado em games, no entanto, se incomodou com uma decisão envolvendo a personagem Abby, vivida por Kaitlyn Dever. "Admito que fiquei bastante surpreso ao ver a revelação dos motivos de Abby tão cedo. Podemos não ter a imagem completa ainda, mas sabemos que ela está em busca de vingança pelo massacre de Firefly cometido por Joel", continuou.

A crítica Jessica Pinheiro, do Jovem Nerd, destacou o trabalho dos protagonistas da produção: "As atuações de Pedro Pascal e Bella Ramsey novamente carregam a série. Elas são extremamente comoventes e impactantes, e há até mesmo um acontecimento em específico que me deixou mais abatida na série do que no jogo".

A atuação de Ramsey, no entanto, segue sendo alvo de ataques de fãs nas redes sociais, por terem criado uma expectativa de assistir na tela uma atriz mais parecida com a personagem do jogo. Crítica da Forbes, escrita por Erik Kain, reconhece o talento da atriz, mas lamenta que Ramsey seja fisicamente mais frágil que a personagem do game.

"Ramsay ainda parece ter 14 anos. É difícil ignorar isso. Há uma diferença gritante entre a Ellie do primeiro jogo e a Ellie depois do salto temporal. Ela está mais velha, mais forte e mais madura. (...) A Ellie da segunda temporada da série ainda é uma adolescente impetuosa que se acha invencível", criticou a Forbes.

Escrita e produzida por Craig Mazin e Neil Druckmann, a segunda temporada de "The last of us" contará com sete episódios. A série já foi renovada para seu terceiro ano.

Veja também

Newsletter