Cultura+

Tour sobre duas rodas neste sábado aborda os cinemas de bairro do Recife

Passeio tem ponto de partida o Cinema São Luiz, às 9h

Tour de bicicleta pelo RecifeTour de bicicleta pelo Recife - Foto: divulgação

A bicicleta não é útil somente para driblar o trânsito. Além de alternativa sustentável, o veículo permite o aprofundamento em relações que se projetam nos espaços públicos e culturais. Sob essa perspectiva, a La Ursa Tour estreia, neste sábado (31), no Recife o seu mais novo roteiro temático. Influenciada pela sétima arte, a dupla Renata Gamelo e Roderick Jordão apresenta um passeio de bicicleta que vai contar histórias e circular pelos cativantes cinemas de rua da cidade. O tour conta com a participação da pesquisadora Kate Saraiva, autora do livro Cinemas do Recife, tema de conclusão do mestrado em arquitetura e urbanismo.

O ponto de partida e de chegada é estação do Bike-PE, na lateral do Cinema São Luiz, no bairro da Boa Vista, no Centro. Com cerca de quatro horas de duração e saída às 9h, o roteiro aborda o próprio São Luiz, numa visita guiada de quase uma hora, e, de lá, passa também diante de cinemas de rua dos bairros de Santo Antônio e da Solenidadee, além de espaços culturais que se relacionam, com a história de cada um desses locais. “A ideia surgiu por causa do envolvimento que temos com o cinema e a cidade”, conta Renata Gamelo, de 39 anos, sócia da La Ursa. “Existem tantas faculdades de cinema e fotografia, mas tem gente que nem conhece esses cinemas clássicos da cidade”, explica.

Segundo Renata, o percurso passará por cinemas como Moderno e Trianon. O trajeto inclui as ruas da Palma, da Hora, Hospício e Barão de São Borja, além Praça Joaquim Nabuco e a avenida Visconde Suassuna. Os ingressos para o Tour custam R$ 60 e podem ser adquiridos no site da Sympla: https://www.sympla.com.br/tour-cinemas-do-recife__597415. O limite de participantes é de 12 pessoas. Informações e reservas, através do: (81) 99649-8843.

A La Ursa Tour faz parte da Rede Nacional de Turismo Criativo (Recria). De acordo com o sócio Roderick Jordão, a iniciativa é isenta de parceria. “O dinheiro sai do nosso bolso. Desde Março de 2018, recebemos os primeiros clientes”, explica. “O nosso público é mais alinhado ao termo ‘viajante’. No começo, achei que fôssemos receber mais gente de fora, mas foi exatamente o contrário”, complementa Roderick.

Veja também

Juninho, ex-BBB 24, volta ao antigo trabalho após o reality: ''ficou rico, é?''
BBB 24

Juninho, ex-BBB 24, volta ao antigo trabalho após o reality: ''ficou rico, é?''

Liniker anuncia pausa na carreira para "estar com a saúde física e mental em dia"
Música

Liniker anuncia pausa na carreira para "estar com a saúde física e mental em dia"

Newsletter