JOÃO GOMES NO MARCO ZERO

Trânsito, segurança e convidados: saiba tudo sobre o show de João Gomes no Marco Zero

Desde o anúncio oficial feito no final de julho, a apresentação gratuita, que deve começar às 17h, movimenta a curiosidade dos fãs

João GomesJoão Gomes - Foto: Laércio Pioi/Divulgação

Pernambucano de Serrita, o cantor de piseiro João Gomes grava o seu DVD "Acredite" em show com megaestrutura montada no Marco Zero do Recife, nesta quarta-feira (17). Intérprete dos hits "Eu tenho a Senha", "Dengo" e "Meu Pedaço de Pecado", o artista acumula milhões de reproduções nas plataformas digitais e mais de 13,4 milhões de seguidores no Instagram.

Desde o anúncio oficial feito no final de julho, a apresentação gratuita, programada para começar às 17h, movimenta a curiosidade dos fãs de João Gomes. Em sua página no Instagram, o cantor anunciou as participações especiais de Raimundo Fagner, L7nnon, Vanessa da Mata, Vitor Fernandes, Tarcísio do Acordeon e Yara Tchê. Os organizadores estimam a presença de mais de 80 mil pessoas.

Uma megaestrutura foi montada para a apresentação e reúne elementos sertanejos na composição, como cactos e ícones de xilogravura. A ideia do DVD é reproduzir a história de vida do cantor, começando por Serrita e passando por Petrolina, também no Sertão.

O empresário Gildo Lanches foi convidado para fornecer lanches à equipe de gravação do DVD. Ele é conhecido por vender lanches baratos no entorno da Praça do Derby, no Recife. 

O cantor chegou ao Recife no final da manhã da terça-feira (16). Em entrevista à Folha de Pernambuco, João Gomes falou sobre a ansiedade às vésperas da gravação: "Eu estou ansiosão, mas deixa Jesus conduzir", disse.

Trânsito
A partir das 4h da quarta-feira (17), trechos do Bairro do Recife começarão a ser fechados para impedir a circulação de veículos na região

De acordo com a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), a medida visa oferecer segurança para os pedestres que seguirão para o show.

A interdição será de forma escalonada, iniciando às 4h com as ruas em torno do Marco Zero. Ao meio-dia, a interdição será ampliada e, às 15h, todas as pontes que dão acesso ao Bairro do Recife serão fechadas ao tráfego de veículos.

Esses horários poderão sofrer modificações, segundo a CTTU, tanto ser antecipados quanto adiados a depender do fluxo de pedestres na área.

O estacionamento de veículos estará proibido, incialmente, em três ruas: Vigário Tenório, Barbosa Lima Sobrinho e Álvares Cabral. Organizadores orientam que o público que vai conferir a gravação deixe os carros em casa.

Bloqueios a partir das 4h:
- Avenida Alfredo Lisboa, na altura da rua da Moeda; 
- Rua da Moeda, na altura da Rua Dona Maria César e da Rua da Assembléia; 
- Rua Mariz e Barros, próximo às ruas Tomazina, Vigário Tenório, Álvares Cabral e as avenidas Marquês de Olinda e Rio Branco; 
- Avenida Barbosa Lima Sobrinho, próximo à Rua do Apolo, à Rua do Bom Jesus e à Rua da Guia; 
- Rua Domingos José Martins, na altura da Avenida Alfredo Lisboa

Bloqueio a partir das 12h: 
- Avenida Alfredo Lisboa

Bloqueios a partir das 15h:
- Ponte do Limoeiro; Ponte Buarque de Macedo; Ponte Maurício de Nassau; Ponte Giratória; e Ponte Princesa Isabel.

Mapa mostra o esquema de trânsito no Bairro do Recife para o show do cantor João Gomes (Foto: Divulgação)

Ônibus
Segundo o Grande Recife Consórcio de Transporte, haverá desvio de trânsito feito pela CTTU e os ônibus seguirão. O consórcio recomenda que as operadoras monitorem as mudanças para minimizar os impactos para os usuários. 

Estrutura
O projeto do palco onde o cantor se apresentará conta com dimensões gigantescas. São 30 metros de frente, com uma passarela de 26 metros, e mais 24 metros na lateral, com o ponto mais alto medindo 16 metros de altura. Mais de 800 aparelhos de iluminação serão distribuídos em toda a área do evento.

“A ideia é fundir tecnologia e história, não só a do João Gomes, mas principalmente a do Estado. Além da arquitetura do local, estamos trazendo elementos que representam o Sertão, porém com recursos e equipamentos de última geração”, aponta Kaká Samora, designer responsável pelo layout do palco, que foi projetado em 360 graus. 

Para uma melhor visualização do show, serão montados dois painéis de led nas laterais do palco, usados para transmissão simultânea da apresentação. Durante o evento, mais de 90 profissionais trabalharão nas áreas de iluminação, som, led, estrutura e produção. 

No Marco Zero, uma estrutura de taipa faz alusão à casa onde o artista morou, em Serrita, no Sertão de Pernambuco. A estrutura tem paredes de argila e telha de barro e cerca de 24 metros quadrados.

Layout do palco do show de João Gomes no Marco Zero do RecifeMaquete da estrutura do show de João Gomes (Foto: Divulgação)

Segurança
Segundo o tenente-coronel Marcelo Santos, da Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS-PE), a expectativa é que a grande presença de público seja coberta pelas operativas da Defesa Social, incluindo Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Polícia Científica. 

“Nós teremos mais de 350 policiais militares envolvidos no terreno, além disso teremos todo o aparato do Centro de Operações, o 190, que também vai estar pronto para atender, caso tenha alguma situação que as pessoas possam solicitar a presença da Polícia Militar”, destaca.

 Ainda segundo o gestor, haverá reforço de Polícia Civil na Delegacia localizada na Av. Alfredo Lisboa. 

Mais de 200 policiais militares estão envolvidos na segurança da gravação do DVD de João Gomes. Desde a terça-feira (16), já nos ensaios, os efetivos do 16º Batalhão, Companhia Independente de Apoio ao Turista (CIATur), Companhia Independente de Policiamento com Cães (CIPCães) e Regimento de Polícia Montada atuam no local.

Além do policiamento na modalidade a pé, também serão lançados policiais nas modalidades a duas e quatro rodas através das unidades especializadas.

Revistas duplas
Todas as pessoas que forem ao evento serão revistadas
. Primeiramente, pela equipe de segurança privada contratada pela produção do show, que estará nas quatro pontes que dão acesso à ilha do Bairro do Recife, e depois pelos 120 servidores da Secretaria Executiva de Controle Urbano (Secon), que estarão em seis barreiras do perímetro de onde o público verá a apresentação.

As revistas visam a impedir a entrada de garrafas de vidro e demais objetos perfurantes, além de armas de qualquer espécie. A população que desejar, poderá levar coolers de bebidas, desde que não contenham recipientes de vidro.

Comerciantes formais e informais foram orientados a não comercializarem bebidas em garrafas de vidro. Só poderão vender dentro do perímetro aquelas pessoas que já fazem isso cotidianamente. As demais ficarão fora das barreiras e ordenadas, para que não atrapalhem o acesso.

Casa de taipa erguida no local do show faz alusâo a onde João Gomes morava, em Serrita (Foto: Paullo Allmeida/Folha de Pernambuco)

Convidados
O cantor João Gomes convidou os artistas Raimundo Fagner, Vanessa da Mata, L7nnon, Vitor Fernandes, Tarcísio do Acordeon e Yara Tchê para a gravação do DVD Acredite. 

O carioca L7nnon é o rapper brasileiro mais ouvido no Spotify na atualidade. Os dois se conheceram em julho do ano passado. O cantor pernambucano destacou que seu primeiro DVD "vai ser todo coração", e comemorou a parceria com o rapper carioca.

L7nnon assina os hits "Ai Preto", "Freio da Blazer" e "Desenrola Bate Joga de Ladin", que juntas somam mais de 180 milhões de reproduções no Spotify.

Já o cantor cearense Raimundo Fagner é autor da clássica "Borbulhas de Amor". Para anunciar Vanessa da Mata, João Gomes cantou a canção "Amado".

Vitor Fernandes, pernambucano de Petrolina, é chamado de "Rei do Piseiro". Ele é o intérprete dos hits "Bebê, vem me procurar" e "Cafetão".

"Meia Noite (Você Tem Meu WhatsApp)", na voz de Tarcísio do Acordeon, é uma das músicas mais reproduzidas do piseiro nas plataformas digitais. A gaúcha Yara Tchê completa a lista de convidados.

Veja também

Luana Piovani fica descalça e bate sapatos em protesto após audiência com Pedro Scooby
Luana Piovani

Luana Piovani fica descalça e bate sapatos em protesto após audiência com Pedro Scooby

Marina Ruy Barbosa abre álbum de fotos de viagem à Coreia do Sul com noivo e pais
Marina Ruy Barbosa

Marina Ruy Barbosa abre álbum de fotos de viagem à Coreia do Sul com noivo e pais