Três filmes pernambucanos selecionados para o Festival de Brasília

Longa de Marcelo Pedroso e os curtas "Baunilha", de Leo Tabosa, e "O peixe", de Jonathas de Andrade, estão na programação, que começa dia 15 de setembro

"O peixe", de Jonathas de Andrade"O peixe", de Jonathas de Andrade - Foto: Jonathas de Andrade/Divulgação

Divulgada a programação oficial da 50ª edição do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, que ocorre entre os dias 15 e 24 de setembro. Nove filmes concorrem na categoria longa e outros 12 competem na categoria de curta-metragem - os selecionados dividem um cachê total de R$ 340 mil.

Três filmes pernambucanos estão no festival. Na categoria longa, está "Por trás da linha de escudos", de Marcelo Pedroso. Foram selecionados ainda dois curtas: "Baunilha", de Leo Tabosa, e "O peixe", de Jonathas de Andrade, artista plástico alagoano, radicado em Pernambuco. Nesta edição, o homenageado será o diretor Nelson Pereira dos Santos.

A divulgação dos filmes foi feita pelo secretário de Estado e Cultura do Distrito Federal, Guilherme Reis, por meio do Canal Brasil. Os longas são "Arábia", "Café com Canela", "Construindo Pontes", "Era uma Vez Brasília", "Música para Quando as Luzes se Apagam", "O Nó do Diabo", "Pendular", "Por Trás da Linha de Escudos" e "Vazante" serão exibidos no festival.

Além dos longas, a seleção de curtas-metragens conta com "Baunilha", "Carneiro de Ouro", "Chico", "Inocentes", "Mamata", "As Melhores Noites de Veroni", "Nada", "A Passagem do Cometa", "O Peixe", "Peripatético", "Tentei" e "Torre".

O evento conta com sessões paralelas, retrospectivas, seminários, debates, palestras, oficinas, lançamentos de livros e DVDs e consultorias especializadas com o objetivo de contemplar e estimular diversas cadeias produtivas ligadas ao audiovisual no Distrito Federal. Além do formato ampliado, essa edição do festival contará com dez dias de duração.

Veja também

'Cobra Kai' mira a nostalgia e surfa na audiência ao rever o clássico infantil 'Karatê Kid'
Séries

'Cobra Kai' mira a nostalgia e surfa na audiência ao rever o clássico infantil 'Karatê Kid'

Banda Cosmo Grão lança novo disco
Música

Banda Cosmo Grão lança novo disco