Três maneiras de encarar a poesia
Coleção Poema,da Companhia Editora de Pernambuco, ganha lançamento de três volumes nesta quarta (12), às 19h, no Museu do Estado
“Recife sempre foi muito exaltada. Sempre se fala de suas belezas, mas há também um lado feio, que é o da miserabilidade e da falta de oportunidade para seu povo”, reconhece a escritora, que foi a primeira deficiente visual a integrar a Academia Pernambucana de Letras (APL). As 40 poesias são intercaladas por fotografias de Marcus Prado. A apresentação é de Gil Vicente e o prefácio de Luzilá Gonçalves Ferreira.
“Encontro entre poemas” é um livro organizado por Beatriz Brenner. A escritora revela a amizade entre o pai, o escritor Geraldino Brasil, e o poeta colombiano Jaime Jaramillo Escobar, através da correspondência trocada entre eles ao longo de 16 anos. “Estava decidida a escrever uma biografia sobre meu pai. Pensei em visitar Alagoas, onde ele nasceu e passou a infância, até que lembrei que tinha catalogadas todas as cartas que ele havia trocado com seus amigos escritores. Mergulhando nesses textos, percebi que esse deveria ser meu foco”, conta.
“Logo no início da relação entre eles, o teor das cartas era somente literatura. Na medida em que foram se conhecendo mais, vão surgindo assuntos como política, diferenças culturais e até confidências. Como filha, só tive acesso a certos assuntos da minha família por meio desse material”, revela Beatriz. Jaime traduziu as obras de Geraldino para o espanhol e foi seu principal divulgador na América do Sul, embora os dois nunca tenham se conhecido pessoalmente.
Veja também

Música
Mercado de música dá indícios de retomada e realiza feira virtual
