Tributo apresenta obras do compositor Luís Álvares Pinto

Músico compôs várias peças a pedidos da Igreja, que é de onde foram descobertas suas criações

Gárgula Ensemble e Sonoro Ofício se apresentam,  sob regência de Sérgio  Dias, no Santa IsabelGárgula Ensemble e Sonoro Ofício se apresentam, sob regência de Sérgio Dias, no Santa Isabel - Foto: Wagner Melo/Divulgação

O resgate das obras de um dos primeiros compositores pernambucanos da música erudita é mote de concerto apresentado nesta terça-feira (25), a partir das 19h, no palco do Teatro de Santa Isabel, na área central do Recife. O Tributo a Luís Álvares Pinto é fruto de anos de pesquisa do professor e produtor Sérgio Dias, e reunirá os grupos Gárgula Ensemble Vocal e Sonoro Ofício.

“Há poucos registros de Luís Álvares Pinto. Mesmo o que se sabe é muito nebuloso. Sabemos, por exemplo, que ele compôs várias peças a pedidos da Igreja, que é de onde foram descobertas suas composições”, conta Sérgio Dias, que também atua como maestro no concerto.

A obra de Álvares Pinto foi descoberta nos anos 1960, pelo padre e pesquisador Jaime Cavalcanti Diniz (1924-1989). Após sua morte, o acervo foi adquirido pelo Instituto Ricardo Brennand, onde permaneceu engavetado até 2009, quando teve início o processo de catalogação e conservação. Foi então que o Sérgio Dias, carioca radicado no Recife, teve maior contato com as obras.

“Algumas composições, infelizmente, se perderam totalmente. Mas com o que temos, dava para ter uma noção do trabalho de Luís. Tentamos recriar as peças seguindo os padrões das composições da época, utilizando orquestras inteiras com sopros, violinos...”, revela Sérgio.

Formados especialmente para o evento, os grupos Gárgula Ensemble e Sonoro Ofício sobem juntos ao palco. São 24 músicos entre entre vocais, instrumentos de sopro, cordas e percussão, sob a batuta do próprio Sérgio Dias.

“O que vamos apresentar é um recorte do disco. Obras selecionadas que dão uma dimensão do trabalho de Luís Álvares Pinto”, conta Sérgio. O maestro revela ainda o desejo de levar o projeto em turnê pelo país e pela Europa, a partir de 2018. No repertório está o hino cristão “Te Deum”, um dos cânticos de louvor mais conhecidos.

O CD “O Ambiente Musical de Luís Álvares Pinto” e o concerto contaram com apoio do Funcultura, com produção do próprio Sérgio Dias e Jéssica Soares. O título faz referência à falta de informações concretas sobre as composições, com algumas inclusive sendo atribuídas a outros compositores que conviveram no “ambiente” de Luís.

Serviço:
Tributo a Luís Álvares Pinto
Teatro de Santa Isabel (Praça da República, s/n, Santo Antônio)
Terça-feira (25), às 19h
Entrada gratuita

Veja também

Nasce Isabel, primeira filha do casal Talita Younan e João Gomez
Famosos

Nasce Isabel, primeira filha do casal Talita Younan e João Gomez

Globo é condenada a pagar R$ 30 mil a manicure que participou do Caldeirão do Huck
Televisão

Globo é condenada a pagar R$ 30 mil a manicure que participou do Caldeirão do Huck