Cultura+

UFPE realiza mostra coletiva de cartazes tipográficos experimentais

Mostra 'Coletipo Recife-Caruaru' é resultado de experimentações durante disciplinas e foi aprovada como projeto de extensão da universidade

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) apresenta a partir desta terça (21), de maneira simultânea em dois de seus campi, a mostra "Coletipo Recife-Caruaru". São 28 cartazes produzidos dentro de um exercício das disciplinas Design com Tipos e Tipografia Experimental, ministradas, respectivamente, pelas professoras Isabella Aragão e Fátima Finizola nos curso de design da UFPE em 2017 e 2018, integrando o aluno das duas unidades através de um processo criativo colaborativo.

Durante a abertura, além de apreciar os cartazes tipográficos experimentais, os visitantes poderão participar de um bate-papo com a equipe do projeto e de oficinas gratuitas de bordado em papel (a ser oferecida no Centro de Artes e Comunicação-CAC, no Recife) e de impressão serigráfica (no Centro Acadêmico do Agreste-CAA, em Caruaru).

Leia também:
Goiana ganhará campus da UFPE
Debate sobre literatura 'desauratizada' recebe especialista na UFPE
CESAR lança graduações em Ciência da Computação e Design


A mostra revela o interesse dos alunos por técnicas manuais de produção gráfica e processos experimentais de criação de letras. Em cada semestre letivo, os alunos participaram de um experimento didático em três etapas, criando um alfabeto elaborado de forma coletiva a partir de módulos em papel; projetando cartazes com palavras expressivas para representar visualmente os conceitos dos vocábulos escolhidos; e, por fim, produzindo manualmente as peças gráficas, por meio das técnicas de carimbos cortados a laser em MDF, stencil ou bordado.

A mostra foi aprovada como projeto de extensão pelo Edital UFPE de Apoio à Pesquisa em Criação Artística de 2017-2018, e é uma iniciativa conjunta do Laboratório de Práticas Gráficas (Departamento de Design, CAC-UFPE) e do Laboratório de Tipografia do Agreste (Núcleo de Design e Comunicação, CAA-UFPE), com apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura.


Serviço:
Mostra simultânea "Coletipo Recife-Caruaru"
No hall do Centro de Artes e Comunicação (Várzea, Recife), de 21 de maio a 1º de junho, e Núcleo de Design e Comunicação do Centro Acadêmico do Agreste, de 24 de maio a 4 de junho (Caruaru).
A abertura no Recife será no dia 21, a partir das 14h, no mini auditório 1 do CAC, com oficina de bordado em papel.
A abertura em Caruaru será no dia 24, a partir das 16h, no Laboratório de Tipografia do Agreste, no CAA, com oficina de serigrafia.

Veja também

"Instinto Materno" é suspense mediano com grandes atuações; leia a crítica do filme
CINEMA

"Instinto Materno" é suspense mediano com grandes atuações; leia a crítica do filme

Confira a programação dos cinemas do Recife e RMR (28/03 a 03/04)
CINEMA

Confira a programação dos cinemas do Recife e RMR (28/03 a 03/04)

Newsletter