UFPE realiza mostra coletiva de cartazes tipográficos experimentais

Mostra 'Coletipo Recife-Caruaru' é resultado de experimentações durante disciplinas e foi aprovada como projeto de extensão da universidade

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) apresenta a partir desta terça (21), de maneira simultânea em dois de seus campi, a mostra "Coletipo Recife-Caruaru". São 28 cartazes produzidos dentro de um exercício das disciplinas Design com Tipos e Tipografia Experimental, ministradas, respectivamente, pelas professoras Isabella Aragão e Fátima Finizola nos curso de design da UFPE em 2017 e 2018, integrando o aluno das duas unidades através de um processo criativo colaborativo.

Durante a abertura, além de apreciar os cartazes tipográficos experimentais, os visitantes poderão participar de um bate-papo com a equipe do projeto e de oficinas gratuitas de bordado em papel (a ser oferecida no Centro de Artes e Comunicação-CAC, no Recife) e de impressão serigráfica (no Centro Acadêmico do Agreste-CAA, em Caruaru).

Leia também:
Goiana ganhará campus da UFPE
Debate sobre literatura 'desauratizada' recebe especialista na UFPE
CESAR lança graduações em Ciência da Computação e Design


A mostra revela o interesse dos alunos por técnicas manuais de produção gráfica e processos experimentais de criação de letras. Em cada semestre letivo, os alunos participaram de um experimento didático em três etapas, criando um alfabeto elaborado de forma coletiva a partir de módulos em papel; projetando cartazes com palavras expressivas para representar visualmente os conceitos dos vocábulos escolhidos; e, por fim, produzindo manualmente as peças gráficas, por meio das técnicas de carimbos cortados a laser em MDF, stencil ou bordado.

A mostra foi aprovada como projeto de extensão pelo Edital UFPE de Apoio à Pesquisa em Criação Artística de 2017-2018, e é uma iniciativa conjunta do Laboratório de Práticas Gráficas (Departamento de Design, CAC-UFPE) e do Laboratório de Tipografia do Agreste (Núcleo de Design e Comunicação, CAA-UFPE), com apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura.


Serviço:
Mostra simultânea "Coletipo Recife-Caruaru"
No hall do Centro de Artes e Comunicação (Várzea, Recife), de 21 de maio a 1º de junho, e Núcleo de Design e Comunicação do Centro Acadêmico do Agreste, de 24 de maio a 4 de junho (Caruaru).
A abertura no Recife será no dia 21, a partir das 14h, no mini auditório 1 do CAC, com oficina de bordado em papel.
A abertura em Caruaru será no dia 24, a partir das 16h, no Laboratório de Tipografia do Agreste, no CAA, com oficina de serigrafia.

Veja também

The Voice+: Reality musical com talentos acima de 60 anos começa cheio de emoção
The Voice

The Voice+: Reality musical com talentos acima de 60 anos começa cheio de emoção

Nego do Borel apela para discurso religioso após acusações de agressão
Religiosidade

Nego do Borel apela para discurso religioso após acusações de agressão