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CINEMA

"Um filme Minecraft"é a maior bilheteria de 2025 nos Estados Unidos até agora

Longa com Jason Momoa arrecadou US$ 162 milhões só na estreia

Cena de 'Um filme Minecraft' Cena de 'Um filme Minecraft'  - Foto: Divulgação

"Um filme Minecraft" já é o maior sucesso de bilheteria dos Estados Unidos de 2025. O filme, estrelado por Jason Momoa e Jack Black e no segundo fim de semana de exibição, arrecadou, só na última sexta-feira, nos cinemas americanos, a marca de mais US$ 20,5 milhões e, segundo a Variety, deve ultrapassar US$ 80 milhões até domingo.

Isso faz do longa, uma adaptação do famoso jogo, a terceira maior bilheteria do ano para um único fim de semana — atrás apenas da própria estreia triunfante de US$ 162 milhões e dos US$ 88 milhões feitos por "Capitão América: Admirável mundo novo", da Disney, no primeiro fim de semana.

Segundo o IMDB, "Minecraft", arrecadou, até agora, nos EUA e Canadá, cerca de US$ 200 milhões. Mundialmente, essa cifra sobe para US$ 351 milhões. No Brasil, no primeiro fim de semana, a produção arrecadou US$ 5,8 milhões.

 

Trend no TikTok
O sucesso de "Um filme Minecraft" trouxe um problema: uma trend do TikTok causou diversos tumultos em sessões do filme, e forçou cinemas a adotarem medidas restritivas para as exibições.

A tendência viral começou após uma cena específica do filme, quando o personagem interpretado por Jack Black grita as palavras "chicken jockey". No universo do jogo Minecraft, o "Chicken Jockey" é uma criatura rara representada por um bebê zumbi montado em uma galinha. O nome e a cena causaram uma reação intensa entre os fãs mais jovens, e desencadearam comportamentos caóticos dentro das salas de cinema.

Vídeos publicados na plataforma TikTok mostram grupos de adolescentes gritando, aplaudindo freneticamente, jogando pipoca e bebidas para o alto e até subindo nas cadeiras das salas de cinema.

O fenômeno se espalhou rapidamente. Em pouco tempo, espectadores de várias partes do mundo começaram a imitar o comportamento inadequado. Com a desordem crescente, redes de cinema dos Estados Unidos e do Reino Unido passaram a tomar medidas para conter os excessos.

Nos Estados Unidos, por exemplo, o Township Theatre, em Nova Jersey, proibiu a entrada de menores desacompanhados após casos de vandalismo e comportamento inadequado durante exibições. Em algumas sessões, a situação ficou tão fora de controle que a polícia precisou ser acionada para remover espectadores que desrespeitavam as regras.

Já no Reino Unido, redes como Cineworld e REEL Cinemas reforçaram a fiscalização, além de proibirem gritos, aplausos exagerados e qualquer comportamento considerado “antissocial”. Um cinema da Cineworld em Oxfordshire colocou cartazes alertando que qualquer espectador que perturbasse a sessão seria expulso.

Algumas redes criaram sessões especiais chamadas "Chicken Jockey Screenings", permitindo reações mais entusiasmadas, mas proibindo o lançamento de objetos.

A trend do TikTok, porém, não agradou a todos, e muitos espectadores recorreram às redes sociais para reclamar que a histeria generalizada havia arruinado a experiência de assistir ao filme.

"O que está acontecendo com os adolescentes? Essa trend do TikTok de bater palmas e gritar o tempo todo acabou com o nosso filme. Lembro de ir ao cinema com amigos nessa idade e nunca fomos tão desrespeitosos em um local público", questionou uma espectadora na plataforma Nextdoor.

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