Um tributo à poesia popular com conferência de José Paulo Cavalcanti Filho

Dia Nacional do Escritor será celebrado nesta segunda-feira (23), na Academia Pernambucana de Letras, às 15h, em uma palestra aberta ao público

José Paulo Cavalcanti FilhoJosé Paulo Cavalcanti Filho - Foto: Divulgação

O Dia Nacional do Escritor será comemorado nesta segunda-feira (23) na Academia Pernambucana de Letras (APL), em sua sede, nas Graças, com um tributo à poesia popular e à literatura de gente simples e de grande eloquência. A programação, aberta ao público, começa às 15h com a conferência do acadêmico José Paulo Cavalcanti Filho e a participação dos cantadores Ivanildo Vila Nova e Oliveira de Panelas.

Autor do premiado "Fernando Pessoa, uma quase biografia", José Paulo fará a conferência "Água de bacia e mar que estronda", uma referência à declaração do escritor e crítico literário Silvio Romero, um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras (ABL), em 1897, sobre as diferenças entre a poética clássica e a popular: "...Poesia é povo. Poesia para mim é água em que se refresca a alma e esses versinhos que por aí andam, podem ser água, mas de chafariz, para banhos mornos em bacia, com sabonete inglês e esponja. Eu, para mim, quero águas fartas__rio que corra ou mar que se estronde".

Leia também:
Perspectivas sobre o mercado do livro digital no Brasil: será o fim do papel impresso?
João Monteiro Neto lança livro ao lado de cantadores, poetas e aboiadores
Cantoria Agreste reúne artistas em homenagem a Dominguinhos 

O trecho, dito na recepção do seu sucessor na cadeira 17 da ABL, o carioca Osório Duque Estrada, em 1916, reverbera no pensamento de José Paulo. "Há a literatura das pessoas cultas e a que vem dos extratos mais simples do povo. Vou chamar a atenção para esta segunda literatura, dividindo a conferência com meu compadre Vila Nova, o Príncipe dos Cantadores, o maior cantador vivo do Brasil, e a maior voz, Oliveira de Panelas, o Pavarotti das Cantorias", adianta.

Para a presidente da APL, Margarida Cantarelli, o Dia do Escritor na APL vai dar a devida importância à integração entre a Academia e a arte popular. "Vamos inovar com uma conferência intercalada por cantadores e cordelistas", promete.

   Doação de livros

Academias de Letras de várias cidades do interior vão participar da feira expositiva que será instalada nos jardins da APL, levando a produção literária de seus acadêmicos para o público, e sabores da nossa cultura com comidas típicas. Doação de livros e distribuição da revista literária da APL também estão na programação.

Serviço:
Dia Nacional do Escritor
Conferência "Água de bacia e mar que estronda", com José Paulo
Academia Pernambucana de Letras (avenida Rui Barbosa, 1596, Graças)
Nesta segunda-feira (23), às 15h

Veja também

Filme de Bob Cuspe, personagem de Angeli, leva prêmio em Annecy
Premiação

Filme de Bob Cuspe, personagem de Angeli, leva prêmio em Annecy

Recém-casada, Solange Almeida diz que quer ser mãe novamente: 'Não vejo a hora'
Maternidade

Recém-casada, Solange Almeida diz que quer ser mãe novamente: 'Não vejo a hora'