Arte

Valiosa estátua romana é devolvida a museu francês 50 anos após roubo

Escultura fundida em bronze que retrata o Deus Baco quando criança foi recuperada por detetive apelidado de 'Indiana Jones do mundo da arte'; peça foi furtada em dezembro de 1973

O detetive holandês Arthur Brandao lado da diretora de museu francêsO detetive holandês Arthur Brandao lado da diretora de museu francês - Foto: JOHN THYS / AFP

Uma rara estátua romana do deus Baco quando criança foi devolvida a um museu francês de onde foi roubada há quase meio século. Considerada um dos maiores tesouros da França, a escultura fundida em bronze foi recuperada pelo detetive holandês Arthur Brand, apelidado de "o Indiana Jones do mundo da arte".

A estátua foi levada por ladrões em dezembro de 1973 junto com 5 mil moedas romanas. Na ocasião, os criminosos quebraram a janela do Museu do 'Pays Châtillonnais e furtaram algumas antiguidades.

Brand foi contratado por um cliente que queria mais informações sobre a estátua após um colecionador austríaco lhe oferecer a escultura, comprada legalmente. Sem um catálogo de obras da época do crime, o detetive encontrou uma referência à peça em uma antiga revista de arqueologia datada de 1927. Um relatório da polícia francesa confirmou que ela havia sido roubada.
 

— Eu entrei em contato com o colecionador. Ele não queria ter uma peça roubada em sua coleção, queria devolvê-la, mas a lei francesa determina que uma pequena quantia deve ser paga para guarda — disse Brand à BBC.

O colecionador recebeu então uma pequena parte do valor da obra, paga pela autoridade local de Chatillon e por uma casa de leilões especializada em arte antiga na cidade portuária inglesa de Harwich.

A peça foi então entregue à diretora do museu, Catherine Monnet, que se emocionou ao ver a estátua. A escultura mede 40 centímetros de altura e foi desenterrada no local da vila galo-romana de Vertillum, no leste da França, em 1894. Anos depois, foi apresentada em uma em uma exposição em Paris das melhores peças de arte do país.

Veja também

BBB 24: Tadeu pede mudança em sorteio de Prova do anjo para evitar acusações de trapaça
BBB 24

BBB 24: Tadeu pede mudança em sorteio de Prova do anjo para evitar acusações de trapaça

Equipe de Wanessa Camargo se manifesta após desclassificação: "Jogo acabou"
BBB 24

Equipe de Wanessa Camargo se manifesta após desclassificação: "Jogo acabou"