Veja as atrações do Ouvindo e Fazendo Música de abril

Iniciativa do Santander no Museu do Estado de Pernambuco (Mepe), projeto musical patrocinado pelo Santander recebe Valéria Moraes e Quarteto, o Duo Amaro Freitas e Henrique Albino, e Ítalo Sales

Valéria Moraes e Quarteto são uma das atraçõesValéria Moraes e Quarteto são uma das atrações - Foto: Divulgação/Branco Produções

O projeto Ouvindo e Fazendo Música, iniciativa do Santander no Museu do Estado de Pernambuco (Mepe), ganha novas atrações para o mês de abril. Valeria Moraes e Quarteto abre a programação no dia 7; o Duo Amaro Freitas e Henrique Albino no dia 14; e no dia 28, Ítalo Sales encerra os shows de abril do Ouvindo e Fazendo Música. As apresentações ocorrem a partir das 17h, e os ingressos custam R$ 6 (meia-entrada) e R$ 3 (inteira).

Atrações


Neta do compositor de Frevo de Bloco do Recife e um dos fundadores do Bloco da Saudade, Edgard Moraes, Valéria Moraes se junta com músicos de chorinho e música popular de Pernambuco: o maestro Marco Cézar (bandolim), João Paulo Albertim (cavaquinho), Pepe de Cavalheiro (violão) e João Vitor (percussão).

A apresentação traz frevos instrumentais e vocal conhecidos do grande público por orquestras de metais tradicionais. No repertório, músicas de Nelson Ferreira, Capiba, Levino Ferreira, Getúlio Cavalcanti e Edgard Moraes, entre outros, com arranjos especiais para voz, flauta e cordas dedilhadas de forma camerística.

Leia também:
Fundação Joaquim Nabuco reabre complexo cultural do Derby
Consumo de música na internet muda a forma de distribuição e lançamento de novos discos
Museu da Abolição discute 130 anos do fim da escravidão no Brasil


Herbie Hancock, Steve Coleman, Hermeto Pascoal, Chick Corea, Maestro Duda e Clóvis Pereira, Villa-lobos e Craig Taborn são algumas influências de Amaro Freitas e Henrique Albino.

Para este show são apresentadas músicas dos dois compositores, individualmente e em parceria; frevos, cocos, baiões e modelos híbridos que além de tocados são comentados destacando seus procedimentos composicionais e apresentados em formato de entrevista.

Ítalo Sales é guitarrista, compositor e educador. Já dividiu o palco com artistas como Elza Soares, Maestro Spok, Ayrton Montarroyos, Maestro Duda e Família Gonzaga. Em 2017, lançou seu primeiro álbum, "Dorsal", que recebeu menção honrosa no concurso Novos Talentos do Jazz 2017, realizado em parceria com o Poa Jazz Festival, Sampa Jazz Festival e Savassi Jazz Festival, tendo se apresentado no último.

Ítalo exibe ao público um trabalho autoral através de nove obras inéditas, com a participação de Adriano Coelho (bateria), Miguel Mendes (baixo) e Marcos Acioly (saxofone).

 

Veja também

Após desfalcar The Voice Kids, Claudia Leitte volta como jurada em versão sênior do programa
disputa musical

Após desfalcar The Voice Kids, Claudia Leitte volta como jurada em versão sênior do programa

Com A Fazenda, Record fica à frente da Globo pela terceira vez em uma semana
televisão

Com A Fazenda, Record fica à frente da Globo pela terceira vez em uma semana