Literatura

Vencedora do Jabuti, Cida Pedrosa une o épico com a cultura popular

Poesia de 'Solo para Vialejo' mistura visão individual e coletiva numa estrutura em que a música tem papel central

Cida PedrosaCida Pedrosa - Foto: Jan Ribeiro

Ao longo dos últimos anos, incluindo o fatídico 2020, tem surgido no Brasil uma produção riquíssima de livros de poesia. Parece que o gênero –nas suas mais diversas manifestações– tem conseguido nomear feridas sociais, elaborando o luto do tempo difícil em que vivemos.

Nesse sentido, não é surpresa que o grande vencedor do prêmio Jabuti deste ano tenha sido o livro "Solo para Vialejo".

Nele, a pernambucana Cida Pedrosa não traz uma versão cômoda da poesia como gênero. Ao contrário, ela a perturba, fazendo cruzar, de modo singular, registro épico, poesia visual e cultura popular.

De partida, o poema-livro formula uma versão sertaneja de Brasil, ao pôr em foco a violência com indígenas e negros no Nordeste. E aos poucos os versos vão se concentrando na travessia do litoral até o sertão.

Justo esse foi o percurso da população nativa ao fugir dos colonizadores, numa viagem que deixou rastro para que os negros também pudessem escapar. Diz o poema que "um deus branco e cruel que nos fez desejar/ caminhar em romaria rumo ao sertão".
E quando tal deslocamento é pensado em meados do século 20, o sertão de Pedrosa se materializa em Bodocó, cidade

natal da poeta, que passa a ser também uma espécie de alegoria do país.

Uma vez lá, os versos misturam as perspectivas coletiva e individual da personagem da autora, sempre privilegiando o ponto de vista múltiplo. E tal pluralidade se dá tanto nos registros –do prosaico à experimentação sonora– quanto na diversidade dos focos de enunciação.

Por falar em vozes, vale destacar a presença das muitas referências musicais, que, ao fim, constituem um grande acervo montado pelo livro. Povoam suas páginas Luiz Gonzaga, Etta James, Jackson do Pandeiro, Robert Johnson e também Mãe Hermínia, parteira da cidade que dedilhava a "Ave Maria" de Schubert nas missas.

Vale dizer ainda que "vialejo" é o nome da gaita que a poeta ganhou do pai na infância, mas que nunca aprendeu a tocar.
Partindo assim na direção das narrativas individuais, o papel central da música acaba por dar a ver a virada memorialística dos versos. Não à toa, o Clube Sociedade União Bodocoense, com suas festas e causos, se torna epicentro do poema.

Aliás, uma das histórias da cidade se refere justo à capa do livro, que traz uma foto antiga da Jazz-Band União Bodocoense. A autora se lança em busca de descobrir e homenagear os músicos ali presentes -"quem são estes cavaleiros do/ apocalipse new andarilhos de rostos/ apagados silenciados nas lembranças/ de uma cidade sem presente."

A poeta esbarra, no entanto, nos limites da história oficial. Estão documentados os nomes dos músicos brancos, mas não o dos negros. "Cadê a linhagem dos negros que tocavam banjo?", pergunta a poeta, e sua pergunta ecoa a rasura a que é constantemente submetida a memória da população negra no país.

Pensando nisso e na estrutura musical do livro, é interessante destacar que o início do poema retorna diversas vezes, se metamorfoseando ao longo das páginas. "Parto em busca de ti// negro ser" que vai se tornando apenas "negro ser". Refrão que depois é repetido insistentemente até dizer "ser negra".

A simples mudança de lugar do vocábulo "ser" também é uma mudança da classe gramatical que faz com que, no livro, a palavra "negra(o)" deixe de ser exclusivamente um estado e passe a ser também uma ação. Tanto uma tomada de consciência do poema, quanto um desejo de projeto de país.

Serviço

Solo para vialejo
Preço R$ 25
Autor Cida Pedrosa
Editora Cepe
Avaliação Ótimo

Veja também

Patrimônio de Anne Heche não pode pagar suas dívidas, diz filho, dois anos após morte da atriz
fortuna

Patrimônio de Anne Heche não pode pagar suas dívidas, diz filho, dois anos após morte da atriz

Como Eriberto de ''Renascer'', Pedro Neschling dá visibilidade a pessoas com deficiência auditiva
novela

Como Eriberto de ''Renascer'', Pedro Neschling dá visibilidade a pessoas com deficiência auditiva

Newsletter