Salman Rushdie

Vendas de "Versos Satânicos" aumentam nos EUA após ataque a Salman Rushdie

Autor anglo-indiano sofreu atentado em Nova York durante palestra; responsável pelo ataque está preso

O escritor britânico Salman Rushdie com seu livro 'Os versos satânicos'O escritor britânico Salman Rushdie com seu livro 'Os versos satânicos' - Foto: Reprodução

As vendas de livros de Salman Rushdie, especialmente o romance "Os Versos Satânicos", aumentaram neste sábado (13), depois que o escritor britânico foi esfaqueado, mais de três décadas após a publicação da obra que lhe rendeu uma condenação à morte pelo falecido líder supremo e fundador da República Islâmica do Irã.

Na tarde deste sábado (13), três edições da obra encabeçavam o barômetro de livros da Amazon, que marca o ritmo de livros vendidos nas últimas 24 horas. Seu primeiro best-seller, "Os Filhos da Meia-Noite", ocupava a quarta posição.

Rushdie ficou gravemente ferido nesta sexta-feira (12) quando foi esfaqueado no pescoço e no abdômen ao ser atacado por um homem durante um evento literário no estado de Nova York.

O atentado causou estupor mundial mais 30 anos depois que o aiatolá Ruhollah Khomeini emitiu uma fátua que pedia a morte do escritor britânico por causa da obra "Os Versos Satânicos", por considerá-la uma blasfêmia.

Na livraria Strand de Nova York, diversas obras de Rushdie estavam entre as mais procuradas pelo público, sem contar os pedidos pela internet.

"As pessoas chegam e buscam qualquer um de seus livros, querem saber quais temos", disse à AFP Katie Silvernail, responsável por uma das seções da livraria.

Usuários do Twitter, por sua vez, pediram que as pessoas comprassem livros de Rushdie como forma de expressar solidariedade.

O escritor britânico está hospitalizado na Pensilvânia e seu estado é considerado grave.

Veja também

Fabiana Justus explica por que optou por não falar sobre transplante antes: ''ficava agoniada''
celebridades

Fabiana Justus explica por que optou por não falar sobre transplante antes: ''ficava agoniada''

''Se tivesse personalidade própria, não ia pelo 'chaveco' dos outros'' fala Bia sobre sister no BBB
BBB 24

''Se tivesse personalidade própria, não ia pelo 'chaveco' dos outros'' fala Bia sobre sister no BBB

Newsletter