A-A+

Véspera de feriado com música erudita no Teatro de Santa Isabel

A apresentação será feita pela Orquestra Sinfônica do Recife, nesta quarta-feria (17)

Orquestra Sinfônica do RecifeOrquestra Sinfônica do Recife - Foto: Andrea Rego Barros/Divulgação

O Teatro de Santa Isabel, localizado na área central do Recife, terá apresentação musical para quem estiver a procura de um lazer na véspera do feriado. Nesta quarta-feira (17), o espaço oferecerá ao público um concerto de música erudita. A Orquestra Sinfônica do Recife é quem dará conta do espetáculo. 

A prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife é quem oferece a apresentação, que tem início às 20h. O concerto é gratuito e aberto ao público. Quem tiver interesse em prestigiar a apresentação, deverá chegar a partir das 19h e retirar os ingressos na bilheteria do teatro.

A apresentação se inicia completamente autoral, com a execução de uma obra do regente da orquestra, Marlos Nobre. Marlos realiza o concerto todo baseado na peça “Convergências”, composta em 1977, e apresentada no 1° Festival Latino-Americano de Música Contemporânea de Maracaibo, na Venezuela.

Leia também:
Paixão de Cristo de Nova Jerusalém: espetáculos a partir deste sábado
Olinda abraça a 'Paixão de Cristo de José Pimentel'


"Ela foi escrita como um movimento sinfônico sem interrupção. Começa sombriamente nos graves da orquestra e, pouco a pouco, atinge o seu primeiro paroxismo em 'fortíssimo' rítmico de toda a orquestra, com um constante diálogo entre os grupos de cordas, metais, madeiras e percussão", comenta o autor e maestro.

Completa o repertório da noite a Sinfonia n 4, em Mi Menor Opus 9, do célebre compositor alemão Johannes Brahms. Dividida em quatro movimentos, escritos entre 1884 e 1885, a sinfonia foi a última e mais compacta sinfonia da tetralogia onde o autor expressa, por meio de sua obra, as várias fases de sua própria vida.

Concertos para a Juventude

A Orquestra Sinfônica do Recife, na véspera dos concertos oficiais, sempre realiza uma apresentação para estudantes chamada "Concertos para Juventude". Na manhã desta terça-feira (16), a aula espetáculo conversou sobre música erudita com cerca de 150 estudantes do Colégio Avance, do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) e do Colégio Aplicação.

A Professora da turma de Gestão de Turismo do IFPE, Edvânia Maria acredita que explorar as programações culturais da cidade é essencial para a formação de seus alunos. "A proposta é que eles possam conhecer a cidade a partir de outra perspectiva, usufruindo dela como cidadãos", explicou a professora.

Os Concertos para a Juventude acontecem mensalmente e para participar da aula, basta ligar para o número (81) 3355-3322.

Veja também

Demonização de Cosme e Damião por evangélicos dá corda para intolerância religiosa
Religião

Demonização de Cosme e Damião por evangélicos dá corda para intolerância religiosa

Nego do Borel é expulso de A Fazenda 13
FAMOSOS

Nego do Borel é expulso de A Fazenda 13