[Vídeo] Ária Social remonta espetáculo sobre a obra de Heitor Villa-Lobos

Musical "O Nosso Villa - Um Musical Villa-Lobos" estreia nesta quinta-feira (7), no Teatro de Santa Isabel

Obra de Heitor Villa-Lobos reflete a cultura brasileiraObra de Heitor Villa-Lobos reflete a cultura brasileira - Foto: Maria Nilo/Fola de Pernambuco

 

O maestro e compositor carioca Heitor Villa-Lobos (1887-1959) ficou conhecido como um dos mais importantes representantes da música dentro do Modernismo brasileiro, nos anos 1920, combinando influências clássicas a regionalismos como canções populares e indígenas em suas composições.
Diante de sua importância para a cultura, a bailarina e diretora do espaço de dança e arte Ária Social, Cecília Brennand, remonta o espetáculo "O Nosso Villa - Um Musical Villa-Lobos", que estreia nesta quinta-feira (7), às 19h30, no Teatro Santa Isabel, e segue em curta temporada nas próximas quintas-feiras de setembro, no mesmo horário. A dança contemporânea possui caráter interpretativo, com bailarinos-atores que sempre movimentam o corpo com generosas doses de emoção. "Aprendi que a dança tinha que ser assim com a minha mestra, Mônica Japiassú, que é uma das coreógrafas", lembra Cecília.


A peça já havia sido exibida em 2014, quando fez turnê pelo Nordeste e Sudeste do Brasil, passando por Rio de Janeiro, Brasília e Belo Horizonte. A produção fez tanto sucesso que chegou a receber um prêmio do público de melhor espetáculo do ano pelo Guia Folha de São Paulo. De volta ao palco hoje, o evento é importante também porque celebra os 25 anos da instituição, uma Organização sem fins lucrativos (Oscip), e que, desde 2004, atende cerca de 400 crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social, dos 6 aos 25 anos, com atividades artísticas de dança e música, além de apoio em disciplinas como português e raciocínio lógico. 
"Serão apenas quatro apresentações. Mas uma produção dessa grandiosidade, que envolve cerca de 70 pessoas, merece 50 apresentações. E é o que pretendo fazer ano que vem ou assim que conseguir financiamento", diz Cecília. No elenco, 45 bailarinos-cantores e sete músicos, sendo a maioria alunos do Ária Social. Alguns ainda das turmas de 2014, que já finalizaram o curso e seguiram na carreira da dança. Há também professores, como a de música, Adriana Nascimento, soprano que interpretará a famosa composição "Bachiana nº 5". Já "Trenzinho Caipira", outra composição famosa do carioca, será interpretada por um coro de alunos.
Serviço:
Espetáculo "O Nosso Villa - Um Musical Villa-Lobos"
Quando: estreia nesta quinta-feira (7), às 19h30, com apresentações também nos dias 14, 21 e 28 de setembro, no mesmo horário
Onde: Teatro Santa Isabel (Praça da República, s/n, Santo Antônio, Recife)
Ingressos: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia-entrada)
Informações: (81) 3341-1014

 

Veja também

Morre Victor Moreira, figurinista e cenógrafo da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém
Luto

Morre Victor Moreira, figurinista e cenógrafo da Paixão de Cristo

'Cidade Invisível', 'Relatos do Mundo', com Tom Hanks, e 'Scarface' chegam à Netflix
Streaming

'Cidade Invisível', 'Relatos do Mundo', com Tom Hanks, e 'Scarface' chegam à Netflix