Cultura+

[Vídeo] Ária Social remonta espetáculo sobre a obra de Heitor Villa-Lobos

Musical "O Nosso Villa - Um Musical Villa-Lobos" estreia nesta quinta-feira (7), no Teatro de Santa Isabel

Obra de Heitor Villa-Lobos reflete a cultura brasileiraObra de Heitor Villa-Lobos reflete a cultura brasileira - Foto: Maria Nilo/Fola de Pernambuco

 

O maestro e compositor carioca Heitor Villa-Lobos (1887-1959) ficou conhecido como um dos mais importantes representantes da música dentro do Modernismo brasileiro, nos anos 1920, combinando influências clássicas a regionalismos como canções populares e indígenas em suas composições.
Diante de sua importância para a cultura, a bailarina e diretora do espaço de dança e arte Ária Social, Cecília Brennand, remonta o espetáculo "O Nosso Villa - Um Musical Villa-Lobos", que estreia nesta quinta-feira (7), às 19h30, no Teatro Santa Isabel, e segue em curta temporada nas próximas quintas-feiras de setembro, no mesmo horário. A dança contemporânea possui caráter interpretativo, com bailarinos-atores que sempre movimentam o corpo com generosas doses de emoção. "Aprendi que a dança tinha que ser assim com a minha mestra, Mônica Japiassú, que é uma das coreógrafas", lembra Cecília.


A peça já havia sido exibida em 2014, quando fez turnê pelo Nordeste e Sudeste do Brasil, passando por Rio de Janeiro, Brasília e Belo Horizonte. A produção fez tanto sucesso que chegou a receber um prêmio do público de melhor espetáculo do ano pelo Guia Folha de São Paulo. De volta ao palco hoje, o evento é importante também porque celebra os 25 anos da instituição, uma Organização sem fins lucrativos (Oscip), e que, desde 2004, atende cerca de 400 crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social, dos 6 aos 25 anos, com atividades artísticas de dança e música, além de apoio em disciplinas como português e raciocínio lógico. 
"Serão apenas quatro apresentações. Mas uma produção dessa grandiosidade, que envolve cerca de 70 pessoas, merece 50 apresentações. E é o que pretendo fazer ano que vem ou assim que conseguir financiamento", diz Cecília. No elenco, 45 bailarinos-cantores e sete músicos, sendo a maioria alunos do Ária Social. Alguns ainda das turmas de 2014, que já finalizaram o curso e seguiram na carreira da dança. Há também professores, como a de música, Adriana Nascimento, soprano que interpretará a famosa composição "Bachiana nº 5". Já "Trenzinho Caipira", outra composição famosa do carioca, será interpretada por um coro de alunos.
Serviço:
Espetáculo "O Nosso Villa - Um Musical Villa-Lobos"
Quando: estreia nesta quinta-feira (7), às 19h30, com apresentações também nos dias 14, 21 e 28 de setembro, no mesmo horário
Onde: Teatro Santa Isabel (Praça da República, s/n, Santo Antônio, Recife)
Ingressos: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia-entrada)
Informações: (81) 3341-1014

 

Veja também

Advogados de Johnny Depp encerram interrogatório de Amber Heard
Julgamento

Advogados de Johnny Depp encerram interrogatório de Amber Heard

Documentário "Céu de Lua, Chão de Estrelas" estreia com sessão no Cinema do Museu
Lançamento

"Céu de Lua, Chão de Estrelas" estreia no Cinema do Museu