Villa Ritinha dá asas para a arte

Artistas Sil Karla e Diogum Oliveira embarcam para a França, em setembro, a fim de mostrarem sua arte em Paris e em Rouen, no festival "Do Brasil para o mundo"

Exposição 'Modernismo Afrobrasileiro' vai do Recife para o mundoExposição 'Modernismo Afrobrasileiro' vai do Recife para o mundo - Foto: Léo Malafaia/Folha de Pernambuco

A exposição "Modernismo Afrobrasileiro" está prestes a ganhar o mundo: seguirá do Recife para Salvador, na Bahia, e na sequência será levada ao Arrondissement 16 de Paris e a Rouen, cidade vizinha à capital francesa, onde participa do festival "Do Brasil para o Mundo", em setembro.

O resultado da ousadia dos artistas plásticos Sil Karla e Diogum Oliveira (ex-proprietários do bar Xinxim da Baiana, em Olinda) mescla o talento de ambos, a colaboração do Universo e o suporte de Klaus Meyer, que está à frente do espaço cultural Villa Ritinha, na Boa Vista, centro do Recife.

Leia também:
Fotógrafa alemã Antje Schulz traz olhar onírico sobre a natureza para o Recife
Arte que rompe com a realidade em exposição no Recife
Olhar de Maurício Arraes em exposição na Arte Plural Galeria


Sil já expunha algumas obras no Xinxim, mas resolveu investir nos sonhos de viver da arte. O reconhecimento veio logo na primeira vez em que o casal conseguiu realizar uma mostra num espaço dedicado à arte e à cultura. A exposição abriu no começo de maio e sai de cartaz neste sábado (15) - portanto, é a última chance dos recifenses poderem conferir aquilo que Klaus Meyer (que é formado em design na Universidade de Munique, na Alemanha, e tem olhar treinado para o assunto) descreveu como possuindo "algo de Miró, mas com um estilo africano e com as cores do Brasil".

Há muitos anos o sonho de Sil Karla era fazer sua arte

Há muitos anos, o sonho de Sil Karla era produzir sua arte - Crédito: Léo Malafaia/Folha de Pernambuco

  "Sou formada em artes plásticas, mas quando estava à frente do Xinxim, pela falta de tempo, aquilo ficou guardado", relembra Sil. "Quando fechei, a arte emergiu", descreve. As obras são feitas sem esboço, diretamente na tela, com tinta acrílica.

Já nas esculturas de Diogum as imagens mais recorrentes são os pássaros. "O arquétipo do pássaro representa liberdade, força, coragem. Acho que estava buscando ativar isso na gente, num momento em que tivemos a coragem de jogar tudo para o alto", afirma. Ao todo, são 42 telas feitas por Sil Karla e 12 esculturas em ferro produzidas por seu marido, Diogum.


Klaus Meyer é o proprietário da Villa Ritinha e curador da exposição

Klaus Meyer é o proprietário da Villa Ritinha e curador da exposição - Crédito: Léo Malafaia/Folha de Pernambuco

A ideia de Klaus é, através das obras, sedimentar ainda mais a ponte entre o Brasil e a África - mais especificamente com o Benim. Quem está levando a exposição para a França é Serge Guezo (príncipe do Benim, antigo Reino do Maomé), juntamente com Manuella Kassa. "Queremos mostrar que o Brasil não é só samba, que há muitas coisas tradicionais e interessantes que o povo precisa conhecer", aponta Manuella, que também está procurando fazer o movimento inverso. "Quero trazer mais da cultura africana para Pernambuco", revela. Nascida no Gabão mas criada na Europa, Manuella é a fundadora da Associação Bantu Afro Brasileiro.

Manuella Kassa é uma das responsáveis pela ida dos artistas à Europa

Manuella Kassa é uma das responsáveis pela ida dos artistas à Europa - Crédito: Léo Malafaia/Folha de Pernambuco

  A próxima aposta da Villa Ritinha é a exposição da artista plástica Bruna Moury, que será inaugurada no dia 27 de junho. Será a primeira mostra pública da pintora. "Depois de firmar o nome do espaço e fazer exposições com artistas já consagrados, tem sido um prazer descobrir trabalhos de alta qualidade produzidos por pessoas menos conhecidas, dando a elas a oportunidade de se lançar no mercado", finaliza Klaus Meyer.

 

Serviço:
Exposição "Modernismo Afrobrasileiro", de Sil Karla e Diogum Oliveira
Até sábado (15 de junho), das 15h às 19h
Villa Ritinha - Rua da Soledade, 35, Boa Vista

Veja também

Em sua maior edição, Música Mundo anuncia série de entrevistas como parte de suas atividades
Música

Em sua maior edição, Música Mundo anuncia série de entrevistas como parte de suas atividades

Anitta entra na lista oficial de músicas da posse de Joe Biden e Kamala Harris
Celebridades

Anitta entra na lista oficial de músicas da posse de Joe Biden e Kamala Harris