Cultura+

Virtuosi movimenta Gravatá com democratização da música clássica

O festival vive a sua 11ª edição desta sexta-feira (2) até o dia 9, com apresentações gratuitas na Igreja Matriz de Sant'Ana

Ilya Ramlav Ilya Ramlav  - Foto: Divulgação

Ana Lúcia Altino e Rafael Garcia são incansáveis quando se fala em democratizar a música clássica. A pianista e o maestro, casados há 52 anos, firmam parceria também na arte. O 11º Festival Virtuosi, do qual são diretores, começa nesta sexta-feira (2), às 20h, na Igreja Matriz de Sant'Ana, em Gravatá. Não há como negar: o evento ganhou corpo e figura na lista dos principais do País. A programação da noite de abertura inclui apresentação inédita do Coro de Câmara de Campina Grande, sob regência do suíço Vladimir Silva e participação do grupo Iamaká, da UFPB. Juntos, executarão o "Requiem dos Oprimidos", do compositor paraibano Eli-Eri Moura, em reverência a Jackson do Pandeiro, uma vez que, este ano, é celebrado o centenário de nascimento do músico.

 

Ana Lúcia e Rafael Garcia estão empenhados em mais uma edição do Virtuosi

Ana Lúcia e Rafael Garcia estão empenhados em mais uma edição do Virtuosi - Crédito: Flora Pimentel/Divulgação

 

Serão sete dias de programação intensa, até o dia 9 de agosto, totalmente gratuita. Nomes da música de todo o mundo participam do festival. A maior professora de violino do País, Elisa Fukuda, que mora em São Paulo; o pianista russo Ilya Ramlav, o uruguaio Nicolas Giordano, o búlgaro Stanimir Tororov, e mais uma lista extensa. A grande festa musical atua não só entretendo, mas formando, vertente das mais importantes para Ana. "São 24 estudantes que estão participando, de Pernambuco, São Paulo, Alagoas, Paraíba e Rio Grande do Norte. Formam uma orquestra que fará o encerramento. Eles têm aulas todos os dias com esses professores e artistas", explica.

Se para a grande massa a música clássica parece longe, pouco acessível, o Virtuosi é a oportunidade para conhecer e se encantar. "É distante porque existe pouco investimento. Quando a gente faz Gravatá ou Garanhuns, sempre está cheio. Existe uma demanda, vontade, gente para assistir", garante a pianista, que fala do evento mesmo como um filho gestado. Com carinho. Apego. Uma beleza somente traduzida através dos concertos.

O grupo Iamaká se apresenta na abertura, nesta sexta (2)

O grupo Iamaká se apresenta na abertura, nesta sexta (2) - Crédito: Divulgação

A expectativa é de que passem por dia pela Matriz de Sant'Ana cerca de 1200 pessoas, contando com as que assistem de dentro da igreja e com aquelas que apreciam através dos telões instalados do lado de fora. "Nós somos um pouco conservadores quanto à estrutura, porque não temos tantos recursos para criar coisas novas", esclarece Ana.

Enquanto diretor musical do evento, o maestro Rafael Garcia também está empenhado e focado em mais uma edição. Confia na boa qualidade do festival, à qual, segundo ele, "o público já se acostumou". Tanto que é comum Rafael sair pelo Recife e responder a perguntas sobre o evento. "As pessoas voltam, querem", confirma. 

 

PROGRAMAÇÃO
Igreja Matriz de Sant'Ana (Gravatá)


DE 2 a 9 de agosto de 2019



SEXTA-FEIRA (02/08) - 20h

Requiem dos Oprimidos

CORO DE CAMARA DE CAMPINA GRANDE

IAMAKÁ

VLADIMIR SILVA, regente


SÁBADO (03/08)

11h - Música Medieval & Renascentista

IAMAKÁ


20h - Mozart, Liszt & Rachmaninov

ILYA RAMLAV, piano


SEGUNDA-FEIRA (05/08) - 20h


A Nova Geração

Gilson Filho, violino

Luis Felipe Oliveira, piano


TERÇA-FEIRA (06|08) - 20h

Schubert, Mozart & Guarnieri

ELISA FUKUDA, violino

VERA ASTRACHAN, piano


QUARTA-FEIRA (07|08) - 20h

Schumann & Rachmaninov

NICOLAS GIORDANO, violino

STANIMIR TODOROV, cello

ILYA RAMLAV, piano


QUINTA-FEIRA (08|08) - 20h

Beethoven, Brahms & Chopin

LUIS FELIPE OLIVIERA, piano


SEXTA-FEIRA (09/08) - 20h

ORQUESTRA JOVEM DE PERNAMBUCO

Nicolas Giordano,Taís Gomes, Stanimir Todorov

& Elisa Fukuda

RAFAEL GARCIA, regente  

Veja também

Participante do Big Brother Argentina recebe diagnóstico de leucemia dentro do programa
CÂNCER

Participante do Big Brother Argentina recebe diagnóstico de leucemia dentro do programa

Orquestra Sinfônica do Recife celebra povos de língua alemã
INSTRUMENTAL

Orquestra Sinfônica do Recife celebra povos de língua alemã

Newsletter