Instrumental

Virtuosi na Serra: 16ª edição integra programação do Festival de Inverno de Garanhuns

De 26 a 30 de julho dez concertos estão na agenda do FIG, que no último dia celebra o maestro Rafael Garcia com Edson Cordeiro e Orquestra Jovem de Pernambuco

Edson Cordeiro celebra o Maestro Rafael Garcia no último dia do FIG 2022Edson Cordeiro celebra o Maestro Rafael Garcia no último dia do FIG 2022 - Foto: Divulgação

Entre os dias 26 e 30 de julho a 30ª edição Festival de Inverno de Garanhuns (FIG) vai se voltar também para a excelência da música instrumental, com a 16ª edição do Virtuosi na Serra – evento que contará com onze concertos e que no último dia do festival vai celebrar o saudoso maestro Rafael Garcia, falecido em 2021, com apresentação no Palco Mestre Dominguinhos de Edson Cordeiro e da Orquestra Jovem de Pernambuco, além do pianista Antonio Vaz Leme, sob a regência do maestro Nilson Galvão.

Sob curadoria de Ana Lúcia Altino, que em 2022 assumiu a direção do Virtuosi, o festival de música de câmara terá apresentações diárias às 16h e às 21h na Igreja de Santo Antônio.
 



"A programação teve minha curadoria, desta vez sozinha, sem meu companheiro de vida e de trabalho. Serão onze concertos em seis dias, enfatizando a música brasileira. Teremos atrações que já pisaram na catedral de Santo Antônio, como o Duo Gastesi-Bezerra e muitas inéditas como Ensemble Barroco Sonoro Ofício e Ensemble Vocal Cantamus”, contou Ana Lúcia.

Além do ineditismo dos Ensembles na catedral da Igreja de Santo Antônio, apresentam-se também pela primira vez as pianistas Maria Teresa Madeira e Vera Astrachan; a violinista Elisa Fukuda; o percussionista Felipe Reznik e o Duo Pessoa e Silva. Artistas pernambucanos também são atrações da programação. 

Programação
Terça-feira, 26 de julho

Abertura às 16h com o violinista recifense Gilson Filho

Duo Gastesi-Bezerra, formado pelos pianistas Estibaliz Gastesi (Espanha) e Márcio Bezerra (natural de Garanhuns), às 21h

Quarta-feira, 27 de julho
Às 16h o Ensemble Barroco Sonoro Ofício apresenta o programa “O Barroco Musical e suas Fronteiras”. Gleice Vieira (soprano), Luiz Kleber Queiroz (baritono), Anderson Rodrigues (flauta), Sérgio Dias (flauta), Maria Aída Barroso (cravo) e Solange Coelho (fagote) apresentam obras de Henry Purcell, Arcangelo Corelli e G. Batista Bononcini. 

Às 21h o Duo Piano & Panela, com a pianista Maria Teresa Madeira e o percussionista Felipe Reznick, fecha a programação 

Quinta-feira, dia 28 de julho
Às 16h tem violão e bandolim com o Duo Pessoa da Silva, formado pelos músicos pernambucanos Carlos Alberto da Silva (violão e bandolim) e João Paulo Pessoa (violão)

Às 21h sobe ao palco o duo violino e piano formado pela violinista Elisa Fukuda e pela pianista Vera Astrachan

Sexta-feira, dia 29 de julho
Às 16h apresentam-se Raquel Paz (viola) e Rodrigo Prado (cello), selecionados na convocatória do Virtuosi Brasil para abrirem os concertos do festival de maio deste ano

Às 21h o pianista gravataense Luis Felipe de Oliveira apresenta um programa de alta complexidade técnica com obras de Beethoven, Chopin, Debussy e Villa-Lobos.

Sábado, dia 30 de julho
Às 16h a primeira sessão do último dia de concertos na Catedral de Santo Antônio traz a violinista, rabequeira e compositora Paula Bujes

Às 21h é a vez do Ensemble Vocal Cantamus, coro de câmara recifense especializado em música sacra, particularmente obras do Renascimento e do Barroco.

Domingo, dia 31 de julho
Em homenagem ao maestro Rafael Garcia, o Palco Mestre Dominguinhos receberá, às 20h, concerto do contratenor brasileiro Edson Cordeiro, acompanhado pela Orquestra Jovem de Pernambuco, sob a regência de Nilson Galvão. Edson também apresentará algumas obras especiais com seu pianista Antonio Vaz Leme. 

 

Veja também

Recife Mais Verde traz Black Alien, Edson Gomes, Alborosie e mais ao Armazém 14 neste sábado (18)
festival

Recife Mais Verde traz Black Alien, Edson Gomes, Alborosie e mais ao Armazém 14 neste sábado (18)

"Foi um susto. Ele está muito bem", diz Denise Fraga sobre recuperação de Tony Ramos; confira vídeo
Tony Ramos

"Foi um susto. Ele está muito bem", diz Denise Fraga sobre recuperação de Tony Ramos; confira vídeo

Newsletter