Cais do Sertão

Visitação para "O Sertão Virou Mar" começa nesta quarta-feira (19)

Mostra segue até março no Recife

Uma das peças da exposiçãoUma das peças da exposição - Foto: Mário Grisoli/Divulgação

Começa nesta quarta-feira (19) a exposição "O Sertão virou mar", do potiguar Sérgio Azol. A mostra, que ficou um tempo no Rio de Janeiro, chega ao Recife e será montada no Cais do Sertão, na sala São Francisco.

Com 53 imagens produzidos no Rio Grande do Norte, Pernambuco, Sergipe, Alagoas e Bahia, as fotomontagens referenciam o sertão de ''modo metafórico'' do que seria a sua realidade. 

“Procuro ajudar o observador a embarcar numa jornada para o sublime. O mar é uma metáfora utópica para a criação de um sertão que é o contraponto da sua realidade. As fotografias produzidas apresentam fragmentos do real que se impregnam de múltiplos significados e sentimentos, se tornam plurais, transformadas pela provocação que se faz à imaginação.'', conta o artista visual Azol.

''Caatinga, seca, a rudeza e a aspereza dos ambientes registrados são transformados em novas realidades, aquelas que, em nosso inconsciente, as chuvas poderiam revelar: abundância, esperança, fertilidade. O mar é água, é a força transformadora do sertão; nos convoca à construção de uma possível existência”, pontua Sérgio.

O evento, que tem curadoria do jornalista e crítico de arte Marcus de Lontra Costa, segue até 19 de março. Para visitar, o público deverá apresentar o passaporte vacinal, além de seguir os protocolos contra a Covid-19, como o uso de máscara e higienização das mãos, além do distanciamento social no local. 

“Estamos muito felizes em receber a primeira exposição do ano no Cais, e ainda mais por ela se relacionar com o Sertão, esta região que é tão bem representada no acervo do museu, que inspira todo o projeto e concepção do equipamento”, frisa o secretário de Turismo e Lazer, Rodrigo Novaes.


Serviço:

Exposição “O Sertão Virou Mar” . 

Onde: Cais do Sertão
Quando: 19 de janeiro a 19 de março. De quinta a domingo, das 10h às 16h. 
Ingresso: R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia-entrada)

Veja também

Marília Mendonça é a primeira artista brasileira a ultrapassar os 10 bilhões de streams no Spotify
Música

Marília Mendonça é a primeira artista brasileira a ultrapassar os 10 bilhões de streams no Spotify

Patrimônios Vivos de Pernambuco recebem títulos de Notório Saber em Cultura da UPE

Patrimônios Vivos de Pernambuco recebem títulos de Notório Saber em Cultura da UPE

Newsletter