'Vítima do racismo estrutural', diz Aline Fanju ao defender personagem de 'Totalmente Demais'

Para a atriz, porém, rever essas cenas traz lembranças boas da época das gravações

Aílton Graça e Aline Fanju em 'Totalmente Demais'Aílton Graça e Aline Fanju em 'Totalmente Demais' - Foto: Reprodução/Divulgação

Aline Fanju, 41, retorna à televisão em uma dobradinha. A atriz está no ar em "Malhação: Viva a Diferença" e "Totalmente Demais", ambas da Globo. Ela diz acreditar que é triste o motivo pelo qual essas tramas voltaram ao ar, mas ela se sente privilegiada por estar na TV.

A Globo teve de paralisar as gravações das tramas inéditas por causa da crise do coronavírus. Para a atriz, porém, rever essas cenas traz lembranças boas da época das gravações. "Tenho muita sorte! Em 'Malhação', meu par era Lucinho Mauro Filho e, em' Totalmente Demais', era Aílton Graça! Palhaçadas o dia inteiro. Ailton é um sol!"

Leia também:
Reprises de novelas superam expectativas de audiência na quarentena
Record anuncia mudanças em sua grade e altera horários de telejornais e novelas


Com atuação em "Vidas em Jogo" (Record, 2011-2012) e "Em Família" (Globo, 2014), a atriz afirma que "Totalmente Demais" foi a sua primeira grande experiência com comédia em televisão. No cinema, ela esteve no elenco de "Loucas para Casar" (2015) e "Novela das Oito" (2012).

"O humor tem uma conta muito específica, é matemático ao mesmo tempo que não pode perder o frescor e a espontaneidade!", diz a Fanju, que teve como uma das melhores experiências fazer teatro com Ingrid Guimarães em "Razões para Ser Bonita" (2012-2015).

Na trama das sete, Fanju vive Maristela, que é apaixonada por Florisval (Ailton Graça) que não vale um tostão. Ela disputa a atenção do namorado com Rosângela (Malu Galli). Fanju diz que hoje consegue acolher mais a sua personagem, que é vítima de machismo.

"Ela é muito insegura e ciumenta, mas também está visivelmente vivendo uma relação não horizontal! Florisval mente, não a assume e a trata como mulher troféu, papel esse que ela aceita, porque é vítima do nosso machismo estrutural mesmo", reflete a atriz.

Na vida real, Fanju é casada com o também ator Marcelo Cavalcanti. Eles não estão em uma quarentena tão tranquila. Ela tem uma filha de 1 ano de 4 meses, a Teresa, que ainda demanda bastante atenção do casal. Ela acorda sempre cedo e já começa a brincar com a bebê. "Vamos para a varanda com a piscininha de plástico dela, ela mexe nas plantinhas, lemos livros. Marcelo e eu nos revezamos durante o dia entre ela e os afazeres da casa", conta a atriz.

Eles conseguem dar uma cochilada só vez ou outra quando a pequena também cai no sono. "No fim do dia, às vezes, quando ela já dormiu, tomo uma taça de vinho, um copinho de cerveja e vou dormir." E, claro, tenta acompanhar as suas cenas nas duas novelas que voltaram ao ar.

Veja também

Felipe Prior instala câmeras em casa por medo de acusações de estupro
Vigilância

Felipe Prior instala câmeras em casa por medo de acusações de estupro

Incêndio na Cinemateca é tema de manifestos globais que criticam Bolsonaro
Cultura

Incêndio na Cinemateca é tema de manifestos globais que criticam Bolsonaro