Teatro Arraial

"Vou Contar Pra Vocês": aulas-espetáculo de sanfona com Mestre Gennaro

Projeto, que evidencia o instrumento e sua história cultural será gratuito no Teatro Arraial Ariano Suassuna

Mestre GennaroMestre Gennaro - Foto: Divulgação

Um mergulho no universo da sanfona e do forró. Assim é o projeto "Vou Contar Pra Vocês", que reúne seis aulas-espetáculo com o Mestre Gennaro,  contando a história da sanfona, do forró, do “arrasta-pé” e a relação com os sanfoneiros mais importantes do Brasil. Os encontros acontecerão nos dias 19, 20 e 21 de novembro e 10, 11 e 12 de dezembro, a partir das 19h, no Teatro Arraial Ariano Suassuna, na Boa Vista, área central do Recife. Os ingressos estão disponíveis na bilheteria do evento, uma hora antes de cada espetáculo, de forma gratuita. O uso da máscara é obrigatório. 

A idéia do projeto de Germana Pereira, da Tangram Cultural, é que as aulas-espetáculo tragam temáticas que envolvam a trajetória do Mestre Gennaro com a sanfona, apresentação das principais composições que influenciaram sua formação musical, a relação da sanfona com o Nordeste, com a paisagem sertaneja, com a seca e com as festas juninas, os diferentes tipos de sanfona e a versatilidade de sons que o instrumento produz, entre outros assuntos. Todos os encontros, que também têm o incentivo da Funcultura, do Governo do Estado,  contam com recursos de acessibilidade comunicacional, com intérpretes de libras e audiodescritores ao vivo. 

Trazida ao Brasil pelos imigrantes europeus e tocada em várias regiões do Brasil, foi nas mãos de Luiz Gonzaga que a sanfona ganhou características nordestinas e passou a fazer parte da cultura da região. “Por um momento achei que a sanfona ia se extinguir. Fico feliz por ela continuar se perpetuando na nossa cultura e me alegra poder contribuir para isso. Sou um sanfoneiro por natureza e vivo da sanfona. Por isso, convido todos que gostam da sanfona ou tem curiosidade sobre a nossa cultura, para participar desses encontros que foram preparados com muito carinho para vocês”, convida Gennaro.

"Vou Contar Pra Vocês" também está promovendo uma oficina gratuita de sanfona 120 baixos no dia 14 de dezembro, das 9h às 17h, no Teatro Arraial Ariano Suassuna. As vagas são limitadas e para participar é preciso ter uma sanfona 120 baixos e o mínimo de conhecimento sobre o instrumento. Interessados devem se inscrever gratuitamente até o dia 30 de novembro através do e-mail oficial [email protected] .

Serviço 

Aulas-espetáculos

Ingressos: Para participar, basta se dirigir à bilheteria do teatro, uma hora antes do início de cada espetáculo, e adquirir gratuitamente.

Quando: 19, 20 e 21 de novembro e 10, 11 e 12 de dezembro, a partir das 19h

Onde: Teatro Arraial Ariano Suassuna, localizado na Rua da Aurora, nº 457, no bairro da Boa Vista

Observação: É obrigatório o uso de máscara. 

Veja também

Anitta distribui brindes para convidados em festa: bebidas para homens; bolsas para mulheres
FAMOSOS

Anitta distribui brindes para convidados em festa: bebidas para homens; bolsas para mulheres

Pode treino de força na gravidez? Leandra Leal pratica exercícios com 4 meses; entenda os limites
exercícios

Pode treino de força na gravidez? Leandra Leal pratica exercícios com 4 meses; entenda os limites

Newsletter