São João

Xilógrafo J. Borges é o homenageado do São João na Rede da Fundaj

Com vasta programação, a festa será realizada virtualmente no dia 24 de junho

J.BorgesJ.Borges - Foto: Divulgação

O xilógrafo pernambucano J.Borges será o homenageado do São João na Rede da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), evento que será realizado no dia 24 de junho, pelo site e redes sociais da instituição. Com uma vasta programação, a festividade online terá oficinas, reflexões, exibição de filmes e shows e contará com a presença de folcloristas, historiadores e cantores, como Cristina Amaral.

"Homenagear J. Borges neste São João virtual é homenagear todos os que vivem de sua arte, é valorizar o Nordeste e sua arte popular. Vamos levar o São João, essa festa tão tradicional do Nordeste, para a casa das pessoas. Estejam onde estiverem, poderão vivenciar o período junino e conhecer o acervo da Fundaj sobre o tema ", afirmou o presidente da instituição, Antônio Campos. 

Ele participará da abertura da programação, que está prevista para começar às 15h, junto com o diretor de Memória, Cultura, Educação e Arte, Mario Helio. "É um desafio promover uma festa de São João virtual. As festas juninas comemoram o nascimento do precursor de Jesus Cristo e estão entre as heranças ibéricas mais evidentes da nossa cultura", ressalta Mario Helio.

O evento, que tem duração prevista de seis horas, contará com a presença do homenageado, J. Borges, que fará uma saudação ao público e falará sobre sua obra. “Eu me sinto muito honrado e satisfeito em receber mais uma homenagem da Fundaj, agora em uma festa tão simbólica e alegre no Nordeste, da qual eu sou fã. Do Nordeste a gente guarda como lembrança o resto da vida, levando como saudade as festas juninas”, contou o xilogravador.

Há 20 anos a Fundação Joaquim Nabuco concedeu a medalha de honra ao mérito a José Francisco Borges, já então conhecido por sua arte, os cordéis e a xilogravura. Ao longo de sua carreira, o artista recebeu diversos prêmios e homenagens. No ano passado, a Fundaj o agraciou novamente, com a Medalha Gilberto Freyre, pelos 40 anos do Museu do Homem do Nordeste. 

Fazem parte da programação do São João na Rede os arte-educadores do projeto ‘Recrearte’, a apresentação de curtas como “A Saga da Asa Branca”, de Lula Gonzaga, e “O Cangaceiro”, de Marcos Buccini. Haverá também uma oficina gastronômica, comandada pelo chef César Santos, que ensinará a fazer comidas típicas regionais.

Confira a programação completa do São João na Rede da Fundaj que acontece no dia 24 de junho, a partir das 15h:

15h - Abertura do evento com o presidente da Fundação Joaquim Nabuco, Antônio Campos e o diretor de Memória Cultura e Arte, Mário Hélio;
15h30 - Depoimento do homenageado, J. Borges;
15h35 – Recrearte;
16h10 - Exibição de curtas-metragens da Cinemateca Pernambucana;
16h50 - Oficina Gastronômica com o chef César Santos;
18h05 - “Antropolive - O Melhor São João do Mundo”, com a antropóloga do Museu do Homem do Nordeste, Ciema Mello, e os artistas Bruno Lins e Adriano Cabral;
18h55 - Exibição de longas-metragens da Cinemateca Pernambucana;
19h40 - Espetáculo Bandeira de São João, com o romancista Ronaldo Brito;
20h10 - Apresentação musical ao vivo da cantora Cristina Amaral;
21h15 - Encerramento da programação.

 

Veja também

Marília Mendonça é a primeira artista brasileira a ultrapassar os 10 bilhões de streams no Spotify
Música

Marília Mendonça é a primeira artista brasileira a ultrapassar os 10 bilhões de streams no Spotify

Patrimônios Vivos de Pernambuco recebem títulos de Notório Saber em Cultura da UPE

Patrimônios Vivos de Pernambuco recebem títulos de Notório Saber em Cultura da UPE

Newsletter